Pensadores e especialistas dialogam sobre futuros possíveis em livro sobre educação e famílias

Como educar famílias para futuros desafiadores, livro dos educadores Rafael Parente e Caio Dib lançado pela Pipa Comunicação

Como educar famílias para futuros desafiadores, livro dos educadores Rafael Parente e Caio Dib lançado pela Pipa Comunicação, chega para ajudar a desenhar futuros possíveis junto com as famílias e educadores de todo o país. Como as famílias podem, na prática, ser apoiadas para preparar melhor as crianças e jovens para um futuro que se torna mais imprevisível a cada dia que passa? É essa a pergunta que norteia a parceria entre os autores.

Disponível nos formatos impresso e digital, a obra foi pensada para ser de leitura rápida e descomplicada, voltada para as famílias e os educadores que estão preparando as novas gerações para futuros cada vez mais complexos. Para isso os autores conversaram com especialistas, pais, estudantes e professores que atuam em diversos cenários e em diferentes lugares do Brasil, sistematizando o resultado em 80 páginas com reflexões e dicas práticas que fazem o leitor entender que o futuro possível é agora.

Rafael Parente e Caio Dib conversaram com professores, médicos, empreendedores, estudantes, líderes populares, psicólogos e familiares de várias partes do país. São vozes como as de Carmen Silva, mãe e líder do MTST, Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV, Luciano Meira professor universitário e especialista em educação, e Sophia de Berdinne, estudante universitária e futura professora que acredita que a tecnologia pode ser uma aliada dos docentes.

A obra começou a ser desenhada em 2021. O esforço dos autores é fazer com que o livro possa circular por todo o país, indo cada vez mais longe. Para alcançar esse objetivo, Rafael e Caio planejam ações de distribuição gratuita nas escolas da rede pública do Distrito Federal e dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. "Estamos preparando materiais de apoio e oficinas para que, além do livro, educadores e familiares recebam o suporte necessário para colocar em prática aquilo que aprenderam no livro”, afirmam os autores.

Vozes diversas

Círculos apresentam fotografoas dos Algumas das pessoas entrevistadas pelos autores do livro Como educar famílias para futuros desafiadores
Algumas das pessoas entrevistadas pelos autores.

Além das dicas dos autores, Como educar famílias para futuros desafiadores põe sobre a mesa pautas importantes para a discussão sobre o futuro da educação. Não se trata de um guia com regras a serem seguidas, mas sim de uma reunião de olhares diversos sobre o que precisamos aprender e o que queremos construir.

Pautas como educação e trabalho, aprendizagem em rede, educação financeira, saúde mental e sustentabilidade foram discutidas em entrevistas conduzidas pelos autores com os convidados que compartilham suas vivências no livro. "Quisemos sempre trazer as conversas para a realidade dos leitores. Por exemplo: saúde mental é um tema cada vez mais relevante, mas como posso, na prática, ajudar a melhorar a saúde mental dos meus familiares ou alunos? O livro buscou iluminar caminhos", conta o autor Rafael Parente.

"O Como educar famílias fala muito sobre a relação entre famílias, escola e sociedade. Precisamos que todos estejam juntos para uma educação com significado e que faça a diferença na sociedade num futuro próximo", conta Caio Dib. A professora Gina Vieira, entrevistada para a obra, complementa: "Minha mãe repetia um mantra pra gente que não estava educando os filhos para ela, mas para lidar com o mundo. Os nossos filhos terão que lidar com o mundo real que, felizmente, é diverso".

Lançado oficialmente no último dia 11 de fevereiro em live no portal Métropoles, Como educar famílias para futuros desafiadores, foi baixado gratuitamente mais de mil vezes na Amazon. O interesse do público fez a obra alcançar o primeiro lugar entre os livros mais baixados na categoria educação num dos maiores portais de venda de livros do país.

Os educadores autores Caio Dib e Rafael Parente sentados à mesa com o professor e vereador por São Paulo, Eduardo Suplicy.
Os educadores autores Caio Dib e Rafael Parente apresentam o livro ao professor e vereador por São Paulo, Eduardo Suplicy.

Sobre os autores


Ilustração com Os educadores autores Rafael Parente e Caio Dib segurando exemplares do livro Como educar famílias para futuros desafiadores  .
Rafael Parente e Caio Dib

Rafael Parente é professor, PhD em educação pela Universidade de Nova York (NYU), cofundador do Movimento Agora!, conselheiro do CEIPE/FGV e do Mapa Educação, e sócio efetivo (licenciado) do Movimento Todos pela Educação. Foi CEO da BEI Educação, secretário de estado de Educação do Distrito Federal, cofundador e diretor da EduFuturo e do LABi, e foi subsecretário de educação no município do Rio de Janeiro. Com diferentes equipes, criou e implementou projetos inovadores como o EducaDF, o programa Educação na Veia, a metodologia Conecturma, a plataforma Educopédia, e a escola GENTE, na Rocinha.

Caio Dib é designer de serviço em educação, consultor e autor e co-autor de 7 livros sobre educação e inovação. Em 2013, viajou o Brasil de ônibus por 5 meses para conhecer práticas educacionais inovadoras pelo país. Atualmente, é designer de serviço para a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo pela AMcom, apoiando o órgão no processo de transformação digital, e apoia diversos projetos em governos, institutos e fundações e iniciativa privada.

Saiba mais sobre os entrevistados e garanta o seu exemplar em www.comoeducarfamilias.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas