Faça você mesmo: foto resinada para o Dia das Mães ou pra quando você quiser

Foto: +Karla Vidal 

Eu dou presente para a minha mãe em qualquer época do ano. Mas, para o Dia das Mães eu gosto de inventar alguma coisa legal para marcar o momento. Busco não alimentar o comércio e criar lembrancinhas com o que tenho em casa, geralmente reaproveitando coisas. Tem ideias de anos anteriores postadas aqui e aqui.

Para este ano não reaproveitei nada, mas criei um mimo com base em algo que amo: fotografia. Minha mãe adora expor e guardar fotografias de quem ela ama. Eu amo fotografar. Essas duas paixões unidas sempre geram bons frutos.

Pensando em presentear a minha mãe com fotografias, resgatei algumas coisas que estavam guardadas aqui no escritório: resina, forma de silicone e fita dupla face. Quem trabalha com comunicação visual sempre tem esses (e outros) materiais dando sopa nos armários. A ideia é muito simples, pastilhas resinadas. O processo todo é fácil, porém demora um certo tempo por conta da secagem e cura da resina. Mas, não é nada que impeça a produção.

Para começar é necessário ter algum tipo de forma de silicone com áreas pequenas. Usei uma de gelo com quadrados de mais ou menos 3 cm de cada lado. É importante que a forma seja de silicone para facilitar a retirada da resina. Deve funcionar com outros materiais também, mas pode ser que haja dificuldade na retirada, o que pode danificar o seu produto. Eu danifiquei o meu mesmo com a forma de silicone :(

Foto: +Karla Vidal 

Com a forma definida o passo seguinte é montar a arte. Escolhi algumas imagens que minha mãe gosta e fiz quadrados de 2,7 cm, um pouco menores que a forma para poder encaixar perfeitamente. Imprimi em papel sulfite normal em uma impressora jato de tinta. Foi um erro! Aconselho que use uma gramatura mais alta porque o resultado final é bem transparente e se for usar um ímã circular pequenino, como o que eu tinha, ele vai aparecer sob a imagem. Se usar manta adesiva imantada aconselho recortar o quadrado do mesmo tamanho da imagem para fazer um background opaco. Fica perfeito. Creio também que com papel fotográfico fique bom. Vou testar!

Foto: +Karla Vidal 

Logo em seguida é preciso recortar cada imagem. Mais uma vez eu chamo a atenção para esta ação que deve ser feita com carinho e atenção para que não fique tudo torto.

Foto: +Karla Vidal 

Foto: +Karla Vidal 

As imagens devem ser colocadas em cada quadrado da forma com a área impressa voltada para cima. A resina é totalmente transparente e quando aplicada faz um efeito de lente deixando a fotografia levemente ampliada, bonita e brilhante. Para aplicar a resina usamos um palito de dente e a velha e boa propriedade adesiva dos fluidos. Assim é bem mais fácil não desperdiçar o produto e aplicar por igual. Você deve aplicar uma quantidade suficiente para cobrir toda a imagem até uma certa altura. Essa altura é você que define se quer uma pastilha fininha ou mais grossinha.

Foto: +Karla Vidal 

Foto: +Karla Vidal 

Foto: +Karla Vidal 

A resina leva cerca de 24 horas para secar e a cura total leva mais que isso. Depois de seca é preciso remover com cuidado para em seguida decidir se vai usar ímã ou dupla face na parte posterior. Eu e minha agonia não aguentamos esperar e danificamos algumas pastilhas que não estavam completamente secas (essa da imagem atual de mamãe sorrindo). A borda grudou nos dedos e deformou toda. Dá pra ver bem nas imagem abaixo. Resultado, vou ter que fazer novamente. Por isso é importante colocar a forma em um local onde você se esqueça dela. Se ficar mexendo demais (como eu) bolhinhas de ar podem aparecer. Esse mimo pode ser oferecido a muitas pessoas queridas além das mamães.

Foto: +Karla Vidal 

Foto: +Karla Vidal 

Foto: +Karla Vidal 

A pastilha é muito leve e dá pra colar até com fita dupla face. Foi o que eu fiz por causa da sombra que o ímã fez sob a imagem. Qualquer coisa que usar para fixar a pastilha precisa tomar toda a área do quadrado para que forme um plano de fundo. A resina é da marca Novajer, por sinal muito boa. Testada e aprovada! A caixa custa 55,00 reais e aqui no Recife dá pra encontrar na loja Irmãos Haluli. Na caixa há 500 ml de resina + 250 ml de endurecedor. Para cada pastilha usamos em média 1,5 ml, ou seja, dá pra fazer muita coisa com uma caixa dessas.

Espero que tenham gostado da ideia. Se criou algo legal para sua mãe compartilha com a gente nos comentários. Adoramos ver ideias criativas!


Comentários

Postar um comentário

Que tal comentar?

Postagens mais visitadas