Conversando com professores sobre Playlists

Link para o vídeo no Youtube: https://youtu.be/ZM-_sCDT4mk


Gente, há quanto tempo a gente não se vê por aqui, hein? Vamos lá escrever mais um pouco porque tem muita coisa ainda a ser dita nos blogs da vida.

Se você segue a Pipa no Instagram (https://www.instagram.com/pipacomunica/) deve ter esbarrado em algumas postagens sobre playlists que publicamos por lá. A gente anda produzindo muitos conteúdos no Instagram, mas essa semana eu tomei uma surra de consciência de que muita gente que não está por lá acaba ficando sem acesso a esses conteúdos. Sendo assim, estou tentando ajustar essa situação trazendo os conteúdos de lá pra cá.

Voltando as playlists, a história toda começou com um dos cards da série #mantradapipa que a gente posta de tempos em tempos, mais precisamente o da imagem a seguir:


Esse card gerou uma discussão muito interessante nos comentários. Alguns amigos professores compartilharam playlists que estavam criando e o professor Clecio Bunzen Jr, do curso de Letras/Português da Universidade Federal de Pernambuco comentou que estava estudando o tema em um projeto de extensão da universidade. Papo indo e papo vindo, decidi fazer mais uma postagem listando as ideias das playlist criadas, inclusive dentro das disciplinas que ministram. Assim surgiu o post a seguir:

 

Ver essa foto no Instagram

A gente falou sobre playlists nessa semana e o assunto rendeu. Logo surgiram sugestões bem legais de novos exemplos criados por grandes educadores da nossa rede como o @danilo.innovator17 e o @ribasninja. É muito bom saber que essas novas formas de criar e colaborar estão sendo usadas por outras pessoas com resultados satisfatórios. Danilo, por exemplo, criou uma playlist só com músicas para dançar com crianças. Uma curadoria bem interessante, principalmente em tempos de pandemia. E por falar em pandemia, Ribamar criou junto com os alunos a playlist Ritmos de Pandemia em que eles indicavam uma música que estavam escutando e diziam o porquê. O resultado é uma playlist bem eclética. Lembra a playlist da @karlagvidal que para fugir do pessimismo e das vibrações ruins do início da pandemia criou a playlist Um sopro de Esperança só com músicas para levantar o ânimo. Karla também criou uma segunda playlist na pandemia, a Vai ter São João, com quase 7h de forró para não deixar as festas juninas passarem em branco. Vale a pena conhecer cada uma delas no Spotify. Marcas também têm apostado na curadoria musical. A Electrolux, a Rede Globo e a revista Casa e Jardim, por exemplo, criaram playlists com músicas para ouvir na hora da faxina. Playlists podem parecer sem importância para um olhar desavisado, mas são poderosas ferramentas que ajudam a promover um exercício de curadoria incrível quando se cria, além do estímulo ao trabalho colaborativo quando envolve um grupo de pessoas nessa criação. Aplicativos como o Spotify permitem que você torne a sua playlist colaborativa, o que significa que outros usuários poderão adicionar músicas a ela. Um mundo de possibilidades que se abre. E isso porque estamos falando apenas de música. Já imaginou com podcasts e vídeo? Deixamos a reflexão pra vocês. #playlist #playlists #spotify #deezer #amazonmusic #colaboração

Uma publicação compartilhada por Pipa Comunicação (@pipacomunica) em


Aí, Clecio, que também é autor e conselheiro da Pipa Comunica, me fez um convite para comentar sobre a playlist que eu havia criado durante o São João com os professores do curso de extensão. Da conversa também participaria a professora Ana Elisa Ribeiro do CEFET-MG que também havia criado uma playlist recente sobre chuva.

É claro que eu topei. No dia 20 de agosto de 2020 o projeto de extensão Múltiplas Linguagens guiado por Clecio, promoveu esse encontro sobre o potencial das playlists. O projeto dele é uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (GRE Metrosul) e reúne professoras e professores que participam de oficinas práticas de linguagem, além de encontros de reflexão sobre múltiplas linguagens na Língua Portuguesa. 

O primeiro tema da série de oficinas de formação era a canção e já na primeira oficina foram trabalhadas playlists musicais. O encontro online aconteceu no Instagram e foi um bate-papo bem descontraído. Ana criou uma playlist colaborativa sobre chuva e convidou amigos para colaborar nas redes. Eu criei uma playlist com mais de 7h de forró como forma de superar a falta das festas juninas em 2020. 

Muitas ideias vieram à tona durante a conversa. O encontro foi fechado para os professores do curso e eu estava na agonia para compartilhar com outros professores tanta informação legal. Por isso solicitei autorização para editar o conteúdo e disponibilizar na rede para que mais pessoas possam ter acesso à discussões tão pertinentes. Tanto o Clecio como a Ana autorizaram e o material agora está editado no YouTube para quem quiser assistir:

 

 
 Link para o vídeo no Youtube: https://youtu.be/ZM-_sCDT4mk

 Como resultado, os professores das oficinas de Clecio Bunzen produziram suas próprias playlists que a gente compartilha a seguir com você. Ouça e deixe o seu like em cada uma delas!

🎵 Playlist 1: Hoje eu não saio não 

"Em meio a pandemia, nos inscrevemos num curso de Múltiplas linguagens e nos foi solicitado uma playlist. Escolhemos retratar através de canções o momento atual e o que nos rodeia. Ela serve para mostrar que o lugar que chamamos de casa se tornou palco de acolhimento, luta, resiliência, aprendizado, amor, de se refazer e ressignificar. Em casa a gente se une e ninguém solta a mão de ninguém". Link: Hoje eu não saio não 

🎵 Playlist 2: Canções da nossa adolescência 

"Esta playlist foi produzida colaborativamente por Amanda, Ana Clecia, Camila, Lilian e Marcelo, atendendo a proposta de produção final do 1° módulo do curso de extensão "Múltiplas Linguagens na sala de aula de língua portuguesa" ministrado pelo professor Clecio Bunzen da UFPE. Nós escolhemos produzir a playlist com algumas canções que ouvimos bastante na nossa adolescência. A playlist contêm 11 musicas: Eu quero sol nesse jardim, Você pode ter, Você, Sacrifice, Mais firme do que nunca, Meu sonho, Não dá pra não pensar, Onde você mora?, Só hoje, Razões e emoções e Era uma vez." Link: Canções da nossa adolescência

🎵 Playlist 3: Memórias afetivas 

"A playlist Memórias Afetivas é também uma playlist #paratodos. Por isso, além de utilizamos uma plataforma mais acessível, selecionamos vídeos com legenda ou com a tradução em Libras para que o afeto não encontre barreiras. As músicas nascem de uma mistura de memórias da infância e adolescência que hoje, em tempos de pandemia, nos trazem conforto e alegria" Link: Memórias Afetivas.

Eu não me cansarei nunca de iluminar essas histórias que nos mostram que apostar na criatividade e nas experiências de aprendizagem vale a pena. Sou só gratidão ao Clecio Bunzen pelo convite. Agradeço também a ele e à Ana Elisa Ribeiro por autorizarem a edição e a publicação por aqui. 

Que possamos vivenciar mais experiências assim na educação. Até a próxima.

Comentários

Postagens mais visitadas