Apps para deixar suas fotos digitais com cara de analógicas

Todas as imagens desse post foram reveladas no app Kuji Cam. CC BY Karla Vidal

Juro que se eu não precisasse me virar nos 30 para viver eu passaria todo o meu período de trabalho compartilhando informação. Como não é possível, faço sempre que consigo. Tô falando sobre isso porque desde o final do ano passado tem um lance rolando no Instagram que eu tava doida pra vir aqui esclarecer, mas só agora eu consegui parar para acabar com a sacanagem. Vamos a ela!

Se você tem conta na rede social de fotografia mais badalada do pedaço certamente já viu a galera postando cenas com um visual de fotografia analógica. Notei um aumento no número de posts com essas imagens lá pelo começo de dezembro. Mas, não se trata só de filtros de cores, as imagens trazem efeitos de luz e um realce nas linhas das imagens que dá um efeito meio 3D, muito bonito por sinal. Data registrada no canto da foto, flares (manchas de luz), aquele aspecto de filme queimado presente na primeira e na última foto do rolo e cores escuras e saturadas também são características dessa febre nas fotos postadas no Instagram.


Mas o que era isso? Um filtro novo? Um app? Pouca gente falava. Sabe por quê? Porque se criou uma atmosfera de mistério e a galera "antenada" decidiu alimentar isso e não divulgar que eram sim aplicativos. Como não curto esse tipo de comportamento decidi acabar com esse mistério. Afinal, tudo que posto, se houver app envolvido, coloco nas hashtags para que todo mundo possa usar e criar também.

O app em questão se chama Gudak Cam que oferece pra você uma experiência fotográfica muito semelhante a uma câmera analógica de verdade. Ele é inspirado nas câmeras descartáveis que usávamos antigamente. Sabe Love, Kodak e Fuji? Bem isso! Você faz a foto e não vê o resultado na hora, é necessário revelar e esperar algumas horas para ver como ficou. Há um rolo de filme com quantidade limitada de fotos e quando ele termina é necessário esperar para trocar o rolo. É divertido e você pode revelar quantas vezes quiser. O app é pago, mas vale a pena!

Depois do Gudak apareceu a Huji Cam que está disponível apenas para iOs. Segue os mesmos princípios, mas demora só alguns segundos para revelar. É febre entre bloggers e tá bombando nas viagens e nas baladas. Não levou muito tempo para serem desenvolvidas várias alternativas bem legais também para Android como a Kuji Cam.
 

Minha escolha foi a Kuji Cam que é parecida com a Huji e tem versão gratuita, porém bem limitada. Paguei 4 reais pela versão full que liberou todas as funções e me divirto horrores revelando fotos ao longo do dia (preciso até parar). O app possui três conjuntos de revelação: Kudak, Kuji e Black & White suficientes para fazer você passar muito tempo revelando imagens. Todos esses apps possuem câmeras próprias o que significa que você pode fotografar direto com eles.

Eu sinceramente acredito que privar as pessoas de uma experiência dessas é uma bobagem sem tamanho. Todo mundo merece saber das coisas para poder viver novas experiências. Esse lance de "app secreto" não tá com nada. Compartilhe! Você vai ser muito mais benquisto do que guardando informação para levar pro seu caixão.

Beijos de luz e até a próxima dica! Meu perfil no Instagram: https://www.instagram.com/karlagvidal/

Comentários

Postagens mais visitadas