Um vídeo colaborativo criado por educadores em rede


Foi trabalhando com design que eu consegui ver que a partir do planejamento eu poderia dar vida as minhas ideias e as colocar no mundo. Foi trabalhando com comunicação que eu descobri todo o potencial de fazer parte de redes e entendi que poderia, inclusive, construir uma. E foi unindo, comunicação, design e educação que finalmente entendi que era capaz de tocar o projeto que eu quisesse.

Faltando exatamente oito dias para a data, virei para +Augusto Noronha e falei: precisamos criar algo para o Dia do Professor. A partir daí rolou um brainstorming rápido, no carro, numa viagem entre uma cidade e outra. Estava decidido, iríamos propor um projeto colaborativo em que os professores pudessem trabalhar junto conosco. Da mesma forma como fizemos no edital que resultou no ebook Educação Criativa. Mas só havia 8 dias, o que fazer?

Dizem que é no ambiente de restrição onde a criatividade mais aflora. E é mesmo! Estávamos desafiados a produzir algo em oitos dias. Um vídeo! Pensei. Graças aos bons deuses hoje em dia muitas pessoas possuem em casa e no bolso poderosos dispositivos de captura de imagem. Oito dias era um prazo curto, mas daria certo. A democratização da produção de conteúdo é uma realidade.


Lançamos uma pegunta norteadora que fosse capaz de provocar a reflexão. Pra você o que é um professor criativo? O objetivo era revelar as diferentes formas como compreendemos a criatividade. Iniciamos os disparos de e-mail para a maioria dos professores criativos da nossa rede solicitando um vídeo de até 1 minuto em resposta a essa pergunta. Já sabíamos que o prazo era maluco e que vídeo era um conteúdo bastante desafiador para se produzir. Mesmo assim, apostamos no desafio e acreditamos no potencial de cada educador convidado. Estávamos lá para ajudar no que fosse preciso.

Sete educadores nos enviaram vídeos capturados das mais diferentes formas. Recebemos conteúdo de quatro lugares: Pernambuco, Paraíba, Piauí e Distrito Federal. A tecnologia possibilitou não só a captura como o envio do material. Havia vídeos no Youtube, no Dropbox, no Google Drive, no We Transfer e até mesmo no Messenger do Facebook. Diferentes áudios e texturas de imagem que seriam colocadas lado a lado para passar uma mensagem bacana para os educadores do país, afinal o mais importante sempre será o conteúdo.

No dia 13 recebemos a última contribuição. Tínhamos pouco mais de 24h para analisar as reflexões e estudar a melhor forma de montagem. Arregacei as mangas e pus a mão na massa. Era a minha vez de colaborar. Não posso dizer que foi um trabalho difícil porque o conteúdo que recebi era de extrema qualidade. Não me refiro à questões técnicas, para isso a gente sempre dá um jeito, o foco foi mesmo a qualidade das reflexões, dos sentimentos ali expostos.

O resultado é este vídeo de 8 minutos, produzido a nove mãos e que já tem mais de mil visualizações só no Facebook:




Esse post foi só pra vocês perceberem como é possível planejar rapidamente um projeto colaborativo e o fazer ganhar o mundo; e também para agradecer a toda essa galera que colaborou conosco:

➡ Angela Paiva Dioniso
Rodas de Conversa: https://www.facebook.com/angela.dionisio.56
Nig: http://www.nigufpe.com.br/ 

➡ Juliano da Hora
http://juliano.tumblr.com/ 
https://www.instagram.com/julianodahora/

➡ Leila Ribeiro e Washington Ribeiro
Sala desenvolvimento de processos de aprendizagem na cultura digital: www.sala.org.br
E-mail: imprensa.sala@gmail.com 
Facebook: https://www.facebook.com/salaoficial 

➡ Luci Correia
Narrativas Contemporâneas - https://www.facebook.com/NarrativasContemporaneas
Colecionando Luzes - https://www.facebook.com/colecionandoluzes/

➡ Ribamar Batista
Laboratório de leitura e produção textual: http://labproducaotextual.com
E-mail: labprotextual@gmail.com 
Facebook: https://www.facebook.com/labproducaotextual/
Radiotec - Você conectad@ ao conhecimento
YouTube: https://www.youtube.com/tvradiotec
Facebook: https://www.facebook.com/radiotec.ctf/
Instagram: https://www.instagram.com/radiotec.ctf/ 

➡ Walter Travassos
InfoComics (& memes): https://goo.gl/gFSnq6 
Mapas Conceituais: https://goo.gl/8pZfqm
Projetando com Canudos: https://goo.gl/kRrrZv

Realização
Série Professor Criativo​ by Pipa Comunicação​

Imagens
Capturadas pelos professores criativos que compõem o vídeo

Edição
Karla Vidal​

Comentários

Postagens mais visitadas