Experiências do Projovem Urbano da Paraíba reunidas em livro digital

Textos e imagens de +Karla Vidal.

O Projovem Urbano é um programa federal, de âmbito nacional, realizado em parceria com prefeituras e governos estaduais por todo o país. Voltado para jovens com idades entre 15 e 29 anos, o programa é uma iniciativa que busca elevar a escolaridade desses jovens através da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à qualificação profissional. O programa atende especificamente os jovens que não possuem ensino fundamental completo.

Nesse contexto, educadores e jovens desenvolvem juntos uma série de atividades de formação que envolvem, além da aprendizagem de conteúdos curriculares, práticas de solidariedade, intervenções sociais e o exercício da cidadania. São os diferentes tipos de experiências postas em prática durante essas atividades que constituem a coletânea digital 'O Projovem Urbano: tecendo histórias e saberes no estado da Paraíba' lançada nesta semana pelo selo editorial Pipa Comunicação.

Organizado pelo professor Sidcley Cavalcante da Silva, pesquisador do Grupo de Pesquisas sobre Formação Docente, Políticas Públicas e Novas Tecnologias do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o ebook reúne oito artigos produzidos por professores de diversas áreas do conhecimento que atuam ou atuaram no Projovem Urbano do estado da Paraíba. Sidcley atua como professor do Projovem Urbano Prisional da Paraíba que atende jovens reeducandos do sistema prisional da cidade de João Pessoa.

No ebook os formadores do Projovem Urbano da Paraíba escrevem sobre diferentes experiências que vão desde questões sobre letramento para o ensino de língua até os desafios enfrentados pelos docentes, discentes e gestores no que diz respeito à inserção do tema da diversidade sexual nas ações de formação do Programa.

"Em comum, além de foco nesse Programa (Projovem Urbano), as temáticas e questões abordadas pelos diversos autores surgem a partir do espaço que ocupam ou ocuparam, bem como da reflexão sobre a própria prática docente. São textos que evidenciam uma percepção crítica do Projovem Urbano em ação, revelando suas fragilidades e lacunas com a autoridade de quem nele se encontra inserido na condição de sujeito dessa experiência", afirma a professora Laura Maria de Farias Brito do Departamento de Metodologia da Educação da UFPB.

O ebook 'O Projovem Urbano' abre espaço para a observação e registro das experiências vividas tanto pelos alunos como pelos docentes formadores dos jovens envolvidos. A iniciativa da publicação cumpre a missão de informar a sociedade sobre os múltiplos esforços envolvidos no Programa, além de constituir conteúdo educativo que pode facilmente ser utilizado como material de estudo para  educadores interessados na melhoria de suas práticas de ensino e aprendizagem voltadas para a juventude.

"Diante da diversidade de olhares e de conhecimentos que estes artigos proporcionam, a partir das vivências e reflexões dos seus autores, no contexto do Projovem Urbano, cada artigo, em particular, representa uma lição para a Educação de Jovens e Adultos", conclui a professora Laura Maria de Farias Brito.

'O Projovem Urbano: tecendo histórias e saberes no estado da Paraíba' está disponível para aquisição online nos formatos PDF, EPUB e MOBI, na Livraria da Pipa Comunicação: http://www.pipacomunica.com.br/livrariadapipa.

Assista ao teaser de lançamento: https://youtu.be/jxdZse87IPo

Comentários

Postagens mais visitadas