Amazônia: visão caleidoscópica


Foto: +Karla Vidal 

Talvez os maiores complicadores do diálogo entre a academia e a sociedade sejam os muros virtuais que separam as áreas de estudo. Esses muros já começam a agir de forma improdutiva ainda dentro da universidade quando passam a impedir uma possível interação e colaboração entre pesquisadores. Muito tem sido falado sobre multi e transdisciplinaridade, mas o que se pode perceber na prática é que nem todas as áreas estão de fato dispostas a dialogar. Mesmo dentro de um mesmo campo de estudo existem abordagens que parecem mais disputar espaço do que colaborar.

Foi pensando em fazer diferente e discutir esse cenário que pesquisadoras das Universidades Federal e Estadual do Mato Grosso organizaram a obra Amazônia: visão caleidoscópica. Lançada em formato digital pela Pipa Comunicação o eBook é uma obra coletiva que propõe a integração de conhecimentos a partir de diferentes visões da Amazônia Legal.

Foto Flora Caleidoscópica: +Karla Vidal 

Multidisciplinar, o livro digital é composto por 18 artigos distribuídos em quatro blocos temáticos: o homem no espaço amazônico, linguagem, educação e biodiversidade. São contribuições que envolvem pesquisadores de diferentes instituições como a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Entre os artigos, pesquisas no campo da Política, da Sociologia, da Economia, do Direito, da Linguagem, da Educação e das Ciências Naturais.

Organizada pelas pesquisadoras Marieta Prata de Lima Dias, Neusa Inês Philippsen, Sandra Luzia Wrobel Straub e Tânia Pitombo de Oliveira, a obra tem o objetivo de propor uma reflexão sobre a divisão do conhecimento científico em diversas áreas de especialização. Para as organizadoras, integrar conhecimentos pode ser a solução para problemas ao proporcionar o diálogo entre diferentes áreas.

Foto: +Karla Vidal 

Para promover esse diálogo o mote escolhido foi a discussão sobre a região denominada Amazônia Legal. São análises que comprovam como o fazer científico é diverso e interligado, ultrapassando a fronteira das especializações e disciplinas. "Destacamos que a discussão da Amazônia se apresenta como significativa em todos os processos/espaços de discussão, ou seja, nas questões econômicas, sociais, políticas, linguísticas, científicas e educacionais; assim, propomos com essa publicação contribuir para a reflexão sobre os diferentes olhares sobre/da/na Amazônia Legal", concluem as organizadoras.

SERVIÇO

Amazônia: visão caleidoscópica
Marieta Prata de Lima Dias, Neusa Inês Philippsen, Sandra Luzia Wrobel Straub e Tânia Pitombo de Oliveira (Orgs.)
Formatos: PDF, Epub e Mobi.
Valor promocional: R$ 19,90
ISBN: 978-85-66530-38-4
Aquisição: livraria online da Pipa Comunicação: http://www.pipacomunica.com.br

Comentários

  1. Anônimo20:15

    como faço para adiquirir

    ResponderExcluir
  2. Está disponível gratuitamente aqui: https://www.pipacomunica.com.br/livrariadapipa/produto/amazonia-visao-caleidoscopica/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que tal comentar?

Postagens mais visitadas