Vejam vocês! (Look at You!)


Hoje é o Dia Mundial da Fotografia!

Não consegui me segurar para lançar uma nova série de imagens hoje porque assim que concluí a edição bateu uma agonia para publicar o resultado logo no ar. O importante é que foi lançada nessa que para mim e para todos os amantes da fotografia é uma semana bastante especial. Fica registrada a homenagem.

Quem nos acompanha nas redes já deve ter visto as chamadas para Vejam vocês!, título que atribuí a série de fotografias que comecei a fazer em 2013 e concluí agora em 2014. Quando viajei à Europa pela primeira vez, uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma como muitas pessoas escolheram para envelhecer, apropriando-se da rua e compondo a paisagem, assim como fazemos na fotografia.

É muito revigorante observar a vitalidade daqueles que não negam o envelhecimento e tampouco a cidade. A rua é de todas as pessoas e a cidade fica ainda mais bonita quando realmente fazemos parte dela. A cidade é uma extensão do nosso lar. Com o passar dos anos a vida se torna mais feliz quando nos revelamos para ela. Eram essas as sensações que vivi quando cruzei com uma série de pessoas com mais de 60 anos em plena forma, mesmo quando necessitavam do apoio de uma bengala ou uma cadeira de rodas. O que para alguns pode significar limitação, para outros significa apoio para explorar cada vez mais o mundo.

Eu registrei lições de vida. Lições que servem para fazer refletir e questionar sobre modos de vida que insistem em nos manter afastados uns dos outros, escondidos no alto de grandes arranha-céus ou dentro dos nossos automóveis.

A rua está aí para ser vivida. A experiência que adquirimos com o passar dos anos precisa ser revelada. Os anônimos que fotografei nos ensinam que envelhecer não é sinônimo de se esconder. E nos mostram que faz parte da beleza da paisagem o modo como tomamos parte dela. Vejam vocês quanta experiência! Vejam vocês quanta vontade! Look at you! Olhe para você e inicie o exercício de compor você também a paisagem da sua cidade.

Clique sobre as imagens para ampliar.

















Comentários

Postagens mais visitadas