Uma obra, várias capas: Alice no país das Maravilhas

Capa da versão francesa editada pela Le Livre de Poche Jeunesse.

Um bom projeto de capa de livro parece ter a capacidade mágica de nos contar sobre a obra. Não no sentido de spoiler, aquele que acaba estragando o nosso prazer antes mesmo de começar a ler, mas sim no sentido de envolvimento, aquele que nos dá pistas sobre os caminhos que vamos trilhar durante a leitura. E na minha opinião as melhores capas são sempre aquelas que nos dão essas pistas através das escolhas mais diferentes.

Pensando nisso, criamos por aqui uma tag nova. Nossa intenção é reunir capas de diferentes edições de obras famosas. Uma seleção das escolhas de cada editora, de cada capista. Para abrir a iniciativa vamos começar com o clássico Alice no país das Maravilhas de Lewis Carroll. Mais detalhes sobre cada edição estão linkados nas legendas. 

Queremos saber qual a capa mais bonita em sua opinião? Deixe seu comentário ao final do post!


A primeira edição da obra (1866) foi lançada pela editora Macmillan, em Londres. A capa dura em tom avermelhado exibe uma singela, porém marcante, ilustração de Alice gravada em dourado.


A Zahar Editora coloriu uma das ilustrações de John Tenniel, que ilustrou a primeira edição da obra. Um tom de amarelo escuro presente no plano de fundo contrasta brilhantemente com o azul pastel do vestido de Alice. É uma das nossas versões favoritas!


Não menos belas são as capas produzidas pela Penguin Books. A edição da esquerda traz também uma coloração de uma das ilustrações de John Tenniel. A obra da direita tem interpretação visual do ilustrador Alison Jay.


Já a Walker Books abriu mão das ilustrações originais e apresenta versões ilustradas por Helen OxenburyRobert Ingpen. A da direita nos fez lembrar uma pintura!


A edição da Editora Alfaguara apresenta uma Alice com atmosfera de desenho infantil feitas por Mariana Newland.


As ilustrações de John Tenniel foram utilizadas em muitas outras edições publicadas por diferentes editoras. O melhor de tudo é que essas ilustrações originais da primeira edição de Alice no país das Maravilhas estão disponíveis em domínio público no Wikimedia Commons.

Até a próxima seleção!

Comentários

Postagens mais visitadas