Uma obra, várias capas: Alice no país das Maravilhas
Capa da versão francesa editada pela Le Livre de Poche Jeunesse. |
Um bom projeto de capa de livro parece ter a capacidade mágica de nos contar sobre a obra. Não no sentido de spoiler, aquele que acaba estragando o nosso prazer antes mesmo de começar a ler, mas sim no sentido de envolvimento, aquele que nos dá pistas sobre os caminhos que vamos trilhar durante a leitura. E na minha opinião as melhores capas são sempre aquelas que nos dão essas pistas através das escolhas mais diferentes.
Pensando nisso, criamos por aqui uma tag nova. Nossa intenção é reunir capas de diferentes edições de obras famosas. Uma seleção das escolhas de cada editora, de cada capista. Para abrir a iniciativa vamos começar com o clássico Alice no país das Maravilhas de Lewis Carroll. Mais detalhes sobre cada edição estão linkados nas legendas.
Queremos saber qual a capa mais bonita em sua opinião? Deixe seu comentário ao final do post!
A Zahar Editora coloriu uma das ilustrações de John Tenniel, que ilustrou a primeira edição da obra. Um tom de amarelo escuro presente no plano de fundo contrasta brilhantemente com o azul pastel do vestido de Alice. É uma das nossas versões favoritas!
Não menos belas são as capas produzidas pela Penguin Books. A edição da esquerda traz também uma coloração de uma das ilustrações de John Tenniel. A obra da direita tem interpretação visual do ilustrador Alison Jay.
Já a Walker Books abriu mão das ilustrações originais e apresenta versões ilustradas por Helen Oxenbury e Robert Ingpen. A da direita nos fez lembrar uma pintura!
A edição da Editora Alfaguara apresenta uma Alice com atmosfera de desenho infantil feitas por Mariana Newland.
Até a próxima seleção!
Comentários
Postar um comentário
Que tal comentar?