Tá em Recife? Vá ver Leminski!


Antes da última semana caótica que vivemos aqui no Recife fomos ver a exposição Múltiplo Leminski que está em cartaz na Torre Malakoff, no Recife Antigo. A entrada é gratuita e a exposição fica em cartaz até 30 de maio.

Ensaiei escrever esse post várias vezes, mas fiquei pensando que poucas pessoas se sentiriam motivadas a visitar a exposição em um período de greve da polícia. Com o fim da greve na última sexta-feira, penso que seja mais fácil despertar o desejo naqueles que querem ver algo bem legal na cidade.

Confesso que conhecia muito pouco da vida e da obra de Paulo Leminski. Como muitos, conhecia apenas os poemas curtos, estilo Haikai, absolutamente fantásticos. Foi esse pouco conhecimento que me motivou a ir conhecer mais.


Que bela ideia tivemos! Na exposição descobrimos o Leminski redator publicitário, cheio de ideias e campanhas fantásticas. Diferente de muitos, Leminski investiu em seu trabalho como redator, criando peças que são verdadeiras obras de arte. Nelas ele fez uso dos mesmos recursos criativos que usou em seus poemas e livros. Não houve preconceito da parte dele. Os dois trabalhos pareciam ter o mesmo status. Ele poderia ter sido um redator modelo 10%, aquele que só investe 10% do seu potencial no trabalho que muitos consideram apenas técnico. Mas, ele foi além e isso me encantou bastante.


Também descobrimos o Leminski quadrinista e tivemos acesso aos registros dos seus processos criativos, todos muito bem dispostos na exposição. No local também está exposta uma amostra de sua biblioteca com obras em diferentes línguas: mandarim, árabe, francês etc. Leminski sabia das coisas!


A exposição está repleta de interpretações visuais da obra de Leminski. Todas assinadas por artistas plásticos e ilustradores renomados. Tudo isso você pode observar envolto por uma série de fotografias que eternizaram a vida e a obra do poeta, pensador, haikaista, tradutor, biógrafo, jornalista, ensaísta, contista, romancista, roteirista, publicitário, professor, enfim do criativo Leminski.

Mais imagens! Créditos: +Karla Vidal 










Comentários

Postagens mais visitadas