7 lugares para conhecer em Olinda


Mês de férias perto de acabar e Carnaval perto de chegar. Ou seja, Olinda ainda é destino certo de muita gente. Foi pensando nisso que decidi indicar 7 lugares encantadores que acho que valem a experiência para quem pretende visitar ou já está hospedado aqui na cidade. Fotos de Karla Vidal.


O Mercado da Ribeira foi construído por volta de 1693 e funcionou como mercado de suprimentos e de escravos. Localizado na Rua Bernardo Vieira de Melo hoje o mercado negocia artesanato e arte típica olindense. Vez por outra há ensaios de grupos musicais na área do pátio central. Pequenas exposições podem ser vistas na grande área coberta. Os famosos bonecos gigantes sempre "descansam" por lá. Aberto de segunda a domingo, das 8h às 18h.


O Alto da Misericórdia é uma das regiões de onde se tem uma vista espetacular das vizinhas Recife e Olinda. Há bancos onde se pode sentar para apreciar por horas a vista. No local também é possível visitar a Igreja da Misericórdia que tem um mirante bem em frente da Ladeira da Misericórdia, a que penso ser a mais íngreme da cidade. Tanto a subida como a descida serão excelentes aventuras.


O Alto da Sé talvez seja a região mais conhecida da cidade alta. É lá onde está a maior concentração de lojas de artesanato, a Sé e suas famosas vendedoras de tapioca. Na você também pode acessar o Elevador Panorâmico que conduz você a vistas maravilhosas da cidade. Há ainda o Observatório Astronômico do Alto da Sé que é aberto a visitação em horários determinados. 


Na minha opinião o Convento de São Francisco é uma das visitas mais encantadoras. Fica na Ladeira de São Francisco, número 280. É o convento da ordem franciscana mais antigo do Brasil. Possui uma das maiores coleções de azulejos portugueses do país. Uma brilhante série de pinturas em madeira do XVIII também pode ser vista no claustro e na sacristia. A área da cisterna é cercada pelo jardim e possui uma vista belíssima do mar, além de um relógio de sol feito em pedra. Já escrevi sobre o convento aqui. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Sábado, das 8h às 12h.


A Creperia de Olinda é um agradável local para refeições. No belo casarão onde está instalada é possível degustar crepes, saladas e pizza. As paredes são cobertas por obras de artes e objetos antigos. Das janelas você tem a maravilhosa vista de praças, igrejas e do casario colorido e iluminado pelo sol. Aberta de segunda a domingo das 11 às 23h.


Outro lugar agradável para comer é o Mourisco. A construção antiga de arquitetura árabe tem vários elementos que vão chamar sua atenção. Esse anjo está pintado em uma das várias portas antigas de madeira no local. Oferece self service diariamente no horário do almoço.


A Rua de São Bento é uma das mais bonitas da cidade. Nela há o casario histórico, o museu do Mamulengo e o Palácio dos Governadores, atual sede da Prefeitura.


O Mosteiro de São Bento, que dá nome à rua, também é um belíssimo local para visitação. É nele onde está um dos altares-mores mais famosos do país. Todo folheado a ouro possui a imagem de São Bento ao centro e diversos detalhes que vão deixar você fascinado por horas. O complexo arquitetônico do mosteiro é tombado nacionalmente, além de ser Patrimônio Histórico Mundial. Aberto para visitação todos os dias, das 9h às 11h45 e das 14h às 17h.

A seguir, mais fotos da cidade (coloque o mouse sobre a imagem e navegue pelas setas):

Comentários

Postagens mais visitadas