Simpósio Hipertexto terá nova edição em novembro



As inscrições estão abertas desde março e os interessedados podem se inscrever nas diferentes modalidades para apresentação de trabalhos ou como ouvintes. Autores tem até 30 de junho para submeter resumos de trabalhos para avaliação.


O Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologias na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (Nehte/UFPE) e o Grupo Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE/UFPE) promovem a quarta edição do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Realizado através de parceria entre a Pós-Graduação em Letras e a Pós-Graduação em Ciências da Computação, o evento acontece entre os dias 13 e 15 de novembro deste ano no Centro de Convenções da Universidade.

Mais uma vez o Simpósio Hipertexto abre espaço para apresentação de pesquisas empreendidas em diferentes áreas do conhecimento científico, sendo eixo central dos debates a relação entre Hipertexto e Educação. Com espaço consolidado na agenda nacional de eventos científicos, a quarta edição do Simpósio vem ratificar o seu objetivo de ampliar a discussão e estimular a troca de experiências entre pesquisadores, no Brasil e no exterior.

Com o tema Comunidades e Aprendizagem em Rede o evento de periodicidade bienal é dirigido a professores, alunos e pesquisadores. Além de conferências, mesas-redondas e as sessões de comunicação e pôsteres digitais, também estão programados lançamentos de livros e atividades multiculturais.

Na ocasião estarão presentes estudantes, professores e profissionais ligados às áreas de Letras, Educação, Comunicação e Informática de diversas universidades. Entre os participantes confirmados estão os pesquisadores franceses Imad Saleh e Philipe Bootz, ambos do Departamento de Hipermídia e Comunicação da Université Paris 8, na França. O corpo de pesquisadores brasileiros é composto por nomes como Lúcia Santaella (PUC/SP), João Mattar (Universidade Anhembi Morumbi/SP) e Romero Tori (USP/SP), além dos coordenadores Antônio Carlos Xavier (Nehte/UFPE) e Alex Sandro Gomes (Cin/UFPE).

Um pouco de História



Da primeira edição, em setembro de 2006, participaram aproximadamente 140 pesquisadores da comunidade acadêmica local e de cidades vizinhas a Recife, sede do evento. A segunda edição do Simpósio, em setembro de 2008 reuniu mais de 370 pesquisadores, com representantes de 23 estados brasileiros e contou com a primeira conferência internacional proferida pelo professor Theo Van Leeuwen, da University of Technology Sydney, na Austrália.

Da terceira edição, em dezembro 2010, participaram aproximadamente 1.000 pessoas. A conferência de abertura foi proferida pelo filósofo da informação Pierre Lévy, professor titular da cátedra de Inteligência Coletiva da Universidade de Ottawa, no Canadá. O 3º Simpósio Hipertexto gerou Anais com mais de 200 trabalhos e também o livro Hipertexto & Cibercultura organizado pelo professor Antonio Carlos Xavier. 

Inscrições – As inscrições para apresentação de trabalhos no 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação já estão abertas e podem ser realizada no site do evento, disponível para acesso no endereço eletrônico http://www.hipertexto2012.com.br.

Os interessados podem efetuar inscrição nas modalidades: sessão de comunicação (pesquisadores e estudantes de pós-graduação) e; pôsteres (exclusivo para estudantes de graduação). Haverá premiação para o melhor pôster apresentado entre os alunos de graduação.

Como forma de estímulo à divulgação de pesquisas e experiência vividas em sala de aula, secretarias de educação e instituições de ensino poderão realizar inscrições de grupos de pesquisadores. Grupos com mais de dez inscritos receberão descontos proporcionais nas taxas de inscrição, oferecidos pela organização do evento.

Mais Informações

Realização
Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NETHE/UFPE)
Grupo Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE/UFPE)
Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPE)
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação (Cin/UFPE)

Apoio:
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ/UFPE); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe); Departamento de Letras; Editora Universitária; Redu - A Rede Social Educacional; Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Abehte); Hebron; Rêspel Editora; Pipa Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas