Minicurso discute literatura e filosofia em narrativas de super-herói

Imagem:  Barry & Troy

As narrativas de super-herói podem ser concebidas como espaço de convivência entre memórias literárias de diferentes origens, com destaque para a Mitologia Grega e a Bíbilia.

A fim de mapear tal espaço simbólico, será promovido o minicurso Memórias Arquetípicas e Filosóficas em Narrativas de Super-Herói, ministrado pelo pesquisador Cláudio Eufrausino, do doutorado em Teoria da Literatura do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL/UFPE). O minicurso é uma das atividades da programação do IV Seminário de Línguas e Literaturas Clássicas, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de novembro no Centro de Artes e Comunicação da UFPE.

Outro ponto de discussão do minicurso será a personificação de noções filosóficas, em particular da filosofia de Sócrates, em narrativas de super-herói. Na ocasião, o ministrante apresentará parte dos resultados de sua dissertação de mestrado intitulada Os “vazios silenciosos” no coração dos super-heróis, disponível gratuitamente para download e leitura online no endereço: www.cleciovidal.blogspot.com.


Sobre o evento 

O IV Seminário de Línguas e Literaturas Clássicas, promovido pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, com apoio da Pro-reitoria de Extensão (Proext - UFPE), ocorre de 9 a 11 de novembro no Centro de Artes e Comunicação.

O objetivo do Seminário é investigar como o imaginário clássico é reapropriado na transição entre Feudalismo e Renascimento. Neste contexto, a literatura clássica vivencia um diálogo tenso, porém rico, com os imaginários da Europa cristã e do Oriente.

Durante o Seminário, serão oferecidos os minicursos Hebraico Bíblico, ministrado pelo professor Vicente Masip (UFPE), e Memórias Arquetípicas e Filosóficas em Narrativas de Super-Herói, ministrado pelo pesquisador Cláudio Eufrausino (PPGL/UFPE).


Serviço:

IV Seminário de Línguas e Literaturas Clássicas
Inscrições: http://seminarioclassicas.wordpress.com/inscricoes/
Informações: seminarioclassicas@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas