Anúncios com Néon

Fonte: http://neonlibrary.com

Já falamos sobre tipografia algumas vezes aqui no Blog da Pipa. Você pode ver algumas ideias muito legais aqui e aqui, além de um pouco de teoria sobre o assunto aqui.

As possibilidades de criação utilizando tipografias diferentes, suportes diversos e sua associação a outros elementos são inúmeras.

No post de hoje vamos mostrar um pouco do trabalho que tem sido feito ao longo dos anos com texto e tipografia – associados ou não a imagens, algumas delas em movimento – através do uso de um material bem peculiar: o Néon.

O que é Néon?

O Néon é um elemento químico gasoso presente em pequena quantidade no ar atmosférico. É um dos gases mais leves que, submetido a baixa pressão atmosférica dentro de lâmpadas de vidro (tubos de néon) e estimulado por descargas elétricas, produz luz em tons de vermelho e laranja. Isso mesmo: vermelho e laranja. As demais cores que vemos por aí são resultado da utilização de outros gases submetidos ao mesmo tipo de processo.

História e Uso na Publicidade

O gás néon foi descoberto por William Ramsey e MW Travers, em 1898, em Londres. Mas, foi o químico francês Georges Claude a primeira pessoa a aplicar uma descarga elétrica a um tubo selado de gás Néon para criar uma lâmpada. O químico – que também era engenheiro e inventor – exibiu a primeira lâmpada de néon ao público em 11 de dezembro de 1910, em Paris.

Em 1923, Georges Claude - já com sua criação patenteada e a empresa Claude Neon montada – apresentou os primeiros anúncios publicitários utilizando tubos de néon à uma concessionária de automóveis americana, a Packard.

A partir daí abriu-se espaço para grandes criações publicitárias que utilizam os tubos de néon como matéria-prima. Algumas criações bem antigas estão na rua até os dias de hoje. Para quem deseja aplicar ao seu projeto uma atmosfera americana o néon é um elemento bastante eficaz.

Montamos a galeria a seguir com bons exemplos de anúncios publicitários conhecidos mundialmente. Você com certeza já esbarrou com algum deles no cinema, na tv ou até mesmo na rua:

Replica of the first neon sign in America Circa. 1923, Courtesy DCALA.
Imagem: Museum Of Neon Art

Letreiro e monumento de neón criado por Betty Willis e na rua desde 1959.
Imagem: http://www.pxleyes.com

Letreiro do Hard Rock Cafe em Denver, Colorado, Estados Unidos da América.
 Imagem: Chris Palmer

Parte do Letreiro em Néon da Glitter Gulch, região específica de cassinos do centro de Las Vegas.
Imagem: http://www.lakich.com

Letreiro da marca de vídeo games Atari que ficou na memória de todos que assistiram ao filme
Blade Runner de Ridley Scott. Imagem: http://forums.arcade-museum.com

Letreiro do filme Porky's de Bob Clark, sucesso na década de 80.
Imagem: http://hellsacres.blogspot.com

Neste blog você pode ver o trabalho do artista pop Mr Whaite que produz cartazes animados de filmes famosos utilizando como inspiração o néon.

Comentários

Postagens mais visitadas