Exposição: Anônimos e Artistas


O Instituto Tomie Ohtake apresenta até o dia 10 de abril o projeto Anônimos e Artistas, que tem como proposta revisitar a origem do design gráfico brasileiro. Como parte deste trabalho, foram abertas duas exposições paralelas: Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes de bonde e Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça.


A primeira, com curadoria do professor e designer gráfico Norberto Gaudêncio Júnior, traz uma seleção de 300 obras do Atelier Mirga, que entre os anos de 1928 e 1970 produziu mais de 8 mil anúncios veiculados em bondes e ônibus de São Paulo. “Para as pessoas que conhecem a história do design e da publicidade, a exposição será uma descoberta preciosa. Já para o público em geral, uma oportunidade de ver, ou mesmo rever, exemplares de uma publicidade menos agressiva, realizada por quase cinco décadas por talentosos artistas”, conta o curador da exposição.


Paralelamente, Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça apresenta 400 desses desenhos gráficos. Eles fazem parte das coleções do designer e pesquisador Egeu Laus (curador do evento) e do acervo da Fundação Joaquim Nabuco, centro de estudos sociais do Nordeste brasileiro. A mostra também revela como essa bebida tão popular conseguiu circular em todos os meios sociais. Destaque para as criações com cores chamativas e mulheres estereotipadas.

Fonte: Casa e Jardim - NOTÍCIAS - Anônimos e Artistas http://t.co/Kq3nRNS 

Comentários

Postagens mais visitadas