[Projeto] Coleção Luiz Antonio Marcuschi


A Pipa Comunicação assina mais um projeto do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. No plano de design elaborado para a Coleção Luiz Antonio Marcuschi foram desenvolvidos projeto do produto, projeto gráfico, criação de marca e produção de vídeo.

A Pipa Comunicação também foi a responsável pela divulgação na web e junto aos veículos de comunicação da imprensa regional. Leia abaixo o release elaborado para divulgação.

Pós-Graduação em Letras lança coleção em homenagem a Luiz Antonio Marcuschi

Integram a Coleção 3 livros e um DVD
Foto: Karla Vidal

Por Karla Vidal

Na próxima quinta-feira (19), às 15h, acontece no auditório da Editora Universitária o lançamento da Coleção Luiz Antônio Marcuschi, projeto idealizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL/UFPE) com o apoio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESQ) e da Editora Universitária (EDUFPE).

A Coleção começou a ser desenvolvida em 2008, buscando destacar a importância da produção acadêmica do professor Luiz Antonio Marcuschi em seus mais de 30 anos de carreira. Para os organizadores, o objetivo maior do projeto é homenagear o profissional notadamente reconhecido em sua área de conhecimento. “Notável não somente porque soube guardar o saber e distendê-lo em novos saberes, como atestam seus inúmeros livros, artigos e ensaios publicados, mas porque contribuiu para formar novos pesquisadores e professores, hoje, profissionais atuantes em todo o Brasil”, afimam Angela Dionísio, Anco Vieira, Judith Hoffnagel e Kazuê Saito Monteiro de Barros, organizadores do projeto e professores do Programa de Pós-Graduação.

Integram a Coleção quatro produtos distintos — 3 livros e um DVD — organizados em forma de box. O kit traz uma edição especial do livro Linguística de Texto: o que é e como se faz, de autoria do próprio Marcushi, publicado originalmente em 1983, além de dois livros inéditos intitulados Um linguista, orientações diversas - Volumes I e II, obras coletivas, com textos dos seus ex-orientandos, compreendendo os anos de 1978 a 2006.

Também acompanha a Coleção, o DVD Entre a imagem e a palavra: reflexões sobre fala, escrita e ensino, que traz trechos selecionados de algumas palestras e entrevistas que foram dadas pelo homenageado ao longo da sua trajetória intelectual. “Selecionamos, principalmente, passagens em que Marcuschi aborda os conceitos de língua, linguagem e texto”, reforça Angela Dionisio, que além de organizadora do projeto é também coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Homenagem

Luiz Antonio Marcuschi é um dois maiores nomes nacionais na área de Linguística. Professor Titular do Departamento de Letras da UFPE iniciou suas atividades no ano de 1976, lecionando na Graduação e também na Pós-Graduação. Em 1991, criou o Núcleo de Estudos Lingüísticos da Fala e Escrita (NELFE).

Doutor em Filosofia da Linguagem pela Universitat Erlangen-Nurnberg e Pós-doutor em Problemas de Língua Escrita e Oral, pela Universitat Freiburg, ambas na Alemanha, possui vasta publicação entre artigos e livros, sendo muitos deles pioneiros na área da Linguística. Entre suas principais publicações estão as obras Da Fala para a Escrita: Atividades de Retextualização; Gêneros Textuais e Ensino; Da fala para a escrita; Hipertexto e Gêneros Digitais e Lingüística de Texto: o que é e como se faz.

É um dos fundadores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e seu presidente entre os anos de 1988 e 1990, além de membro de várias associações científicas nacionais e internacionais e pesquisador IA do CNPq, por várias vezes representante de área tanto no CNPq quanto na CAPES.

“Acreditamos que nenhuma homenagem será justa ao merecimento do Professor Marcuschi, mas esperamos com essa Coleção assinalarmos que o conhecimento só se constrói a partir de outros saberes e que a melhor maneira de louvar quem combateu o bom combate é jamais retirá-lo do seu campo de batalha: a inesgotável aventura do conhecimento” finalizam os organizadores.

Box


Livros


Face interna de Encarte DVD




Convite


Web Marketing

Comentários

  1. Sou estudante do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo e fiquei muitíssimo interessado neste material. Gostaria de saber se é possível adquirí-lo ou de fazer pedido para a biblioteca da UNIFESP.

    felipehistory@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Que tal comentar?

Postagens mais visitadas