A primeira Semana de Educação Midiática do Brasil

Imagens: Guto Noronha

Em um mundo fortemente impactado pelo avanço da desinformação e das fake news que podem influenciar discursos de ódio e confundir a população, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República promoveu Semana Brasileira de Educação Midiática, realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC) entre 23 e 27 de outubro. 

O evento buscou estimular a educação midiática e faz parte da agenda prioritária do Governo Federal que tem como objetivo oferecer ferramentas essenciais para que crianças, adolescentes e adultos naveguem no complexo mundo digital atual. A iniciativa contou com apoio da UNESCO, integrando a agenda global sobre Alfabetização Midiática e Informacional (MIL Week 2023).

Além da agenda oficial que contou com uma série de ações que podem ser vistas no Youtube, a Semana Brasileira de Educação Midiática lançou uma chamada nacional de ações em todo o território nacional. Qualquer pessoa que tivesse uma ideia de atividade sobre educação midiática e tivesse interesse em integrar a programação o evento na sua região poderia submeter sua atividade em um mapa exclusivo da iniciativa.

É evidente que a gente não poderia ficar de fora. Não só temos diversas ações como estávamos com um desejo enorme de levá-las para a rua. Era a oportunidade que estávamos esperando. Escolhemos trabalhar com as "Imagens levemente impossíveis" que já havíamos publicado por aqui

Adaptamos o projeto mais uma vez e criamos lambe-lambes para ganhar as ruas do Sítio Histórico da cidade de Olinda. Nossa ação uniu design e educação pra mostrar que dá pra fazer Educação Midiática de um jeito simples e impactante em qualquer lugar e com aquilo que se tem a mão. Explicamos tudo no vídeo que você pode ver a seguir.


A adaptação foi relativamente simples pra mostrar o poder que um bom remix tem. O que antes era uma sequência de imagens reveladas pouco a pouco ao leitor, passou a ser uma espécie e história provocativa em quadrinhos. 

Convidamos nosso amigo Fábio Calamy para no ajudar com a colagem e enquanto espalhávamos a palavra da educação midiática pelos postes e muros de Olinda, algumas pessoas foram parando para ler e conversar. Nossos primeiros leitores! Além de importante foi uma ação extremamente divertida. Uma tarde agradável que esperamos que tenha gerado muitas reflexões. Dá uma olhada nas imagens que fizemos. Grande parte delas são de Guto Noronha:

 











Se quiser espalhar esses lambes na sua cidade, baixe o arquivo aqui. Nos vemos na próxima aventura!

Comentários

Postagens mais visitadas