5 cursos para estimular a criatividade em 2017



Sim, eu sou a louca dos cursos! Principalmente das opções online e mais especificamente do Coursera. Já conclui inúmeros cursos na plataforma, inclusive uma especialização recente em Design Gráfico. Não vou me prolongar nos benefícios da plataforma para não ficar parecendo jabá. Só tenho a dizer que hoje eles são uma das maiores e mais antigas redes de cursos online no mundo. O bacana é que dá pra fazer de forma gratuita sem certificação, o que permite acesso total aos conteúdos para quem quer aprender, mas tá sem grana. E se tiver grana, aconselho se jogar na certificação internacional. Eu faço as duas coisas!

Tem curso para todos os interesses, desenvolvidos por instituições do mundo todo. A maioria está em inglês, mas muitos são traduzidos para várias línguas. Há inclusive uma cartela de cursos oferecidos por instituições brasileiras. Todos são legendados, o que facilita muito até para quem já domina o inglês. Eu, por exemplo, acho que ler as legendas é bem mais prático do que ouvir aquele professor com sotaque dinamarquês, um bigodão cobrindo os lábios e que fala bem baixinho.

Como a nossa praia por aqui é a criatividade, selecionei 5 opções de cursos relacionados ao tema. São opções ideais para quem quer aprofundar o que já aprendeu ou até mesmo ter o primeiro contato com alguma das abordagens sugeridas. Alguns deles começaram nesta semana e outros ainda estão para começar nos próximos dias. Sim, é possível acompanhar mesmo os que já começaram porque quem faz a agenda é você. Os conteúdos são divididos por semanas e estão disponíveis em vídeo e outros formatos. As atividades variam entre quiz e algumas produções de conteúdo que são enviadas para a plataforma e avaliadas entre pares. Já participei de cursos em que produzi textos, artes gráficas e até vídeos. Vamos aos cursos:

💡 Ignite Your Everyday Creativity - Turbine sua criatividade

 


A criatividade é uma habilidade inata e que deve ser estimulada. Precisamos constantemente de novas e melhores ideias em quase todos os aspectos da nossa vida profissional e pessoal. O objetivo desse curso é ajudar a reconhecer, desenvolver e agir a partir da criatividade que você já possui. 

Início no dia 20 de fevereiro: https://www.coursera.org/learn/ignite-creativity 
Instituição: Universidade Estadual de Nova York

💡 Computação Gráfica Interativa



A computação gráfica é uma poderosa ferramenta para apoiar a resolução de problemas de forma visual. Já a interatividade desempenha um papel central no aproveitamento da criatividade. Esse curso vai apresentar várias ferramentas interativas desenvolvidas no campo de pesquisa da computação gráfica. Com demonstrações ao vivo o curso pretende promover insights e estimular habilidades para projetar e utilizar essas ferramentas.

Início no dia 06 de março: https://www.coursera.org/learn/interactive-computer-graphics
Instituição: Universidade de Tóquio

💡 Design Thinking para inovação nos negócios



O curso oferece uma visão geral sobre o tema a partir de um modelo com quatro perguntas-chave e apresentação de várias ferramentas que vão ajudar a entender o pensamento de design como uma forma de resolução de problemas. Também serão analisadas várias histórias de diferentes organizações que usaram o design para descobrir soluções atraentes.

Iniciou no dia 13 de fevereiro! Corre que ainda dá tempo: https://www.coursera.org/learn/uva-darden-design-thinking-innovation
Instituição: Universidade da Virgínia


💡 Creativity, Innovation, and Change - Criatividade, inovação e mudança.



Como a equipe que promove o curso se apresenta:
  • Descobrimos a singularidade criativa através da Diversidade Criativa.
  • Nós usamos Intelligent Fast Failure para construir habilidades inovadoras.
  • Aplicamos princípios do CENTER para impulsionar mudanças pessoais.
  • Implementamos habilidades de criação de valor para iniciar mudanças duradouras.

Iniciou no dia 13 de fevereiro! Corre que ainda dá tempo: https://www.coursera.org/learn/creativity-innovation
Instituição: Universidade Estadual da Pensilvânia


💡 Introdução ao Game Design



Esse curso é uma introdução aos conceitos primários de jogos, e uma exploração de como esses conceitos afetam a forma como os jogadores interagem com os jogos. Você vai entender o que define um "jogo" e os mecanismos e regras por trás de diferentes tipos de jogos. O curso enfoca os fundamentos conceituais dos jogos e nenhum conhecimento prévio de programação é necessário.

Início no dia 20 de fevereiro: https://www.coursera.org/learn/game-design
Instituição: California Institute of the Arts

É isso! Espero que curtam as dicas. Bons estudos!

Comentários

  1. Adorei as dicas dos cursos para exercitar a criatividade! Muito interessante, adorei o artigo! Estou lançando um blog para ajudar as pessoas nestes tempos difíceis de isolamento, com dicas de cursos gratuitos online com certificado, vai ser ótimo para todo mundo ocupar a mente e se aliviar um pouco das preocupações e ao mesmo tempo, aumentar o valor de seu currículo para o mercado de trabalho. Quando tiver um tempinho, dá uma passadinha lá => Dicas de cursos online com certificado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente ideia, Gislaine. É sempre muito bom ajudar as pessoas com informação de qualidade. Sucesso no seu blog.

      Excluir

Postar um comentário

Que tal comentar?

Postagens mais visitadas