Uso de imagens: ilustrações da fauna e da flora

Rosa Bifera Macrocarpa 1811 by Pierre-Joseph Redouté
Muséum National d'Histoire Naturelle, Paris, France

Sabemos que a principal função do design gráfico é transmitir uma ideia ou um conceito de forma eficiente. Para informar tal ideia, o papel do designer é escolher qual o método que melhor se aplica à necessidade do projeto a fim de torná-lo eficiente e atraente. Isso implica pesquisa e estudo para que o designer esteja apto a percorrer o caminho de execução do projeto.

No caminho do desenvolvimento dos projetos de Design muitas vezes há pedras que precisam ser removidas. Uma destas pedras é o uso de imagens.

Há diferentes tipos de uso de imagens e cada um deles tem suas respectivas necessidades de citação de créditos e garantia de direitos. Já estamos pensando na publicação de novas postagens que abordem estas questões. Assunto para outros posts.

Não é sempre que um projeto conta com recursos para compra de imagens e pagamentos de royalties pelo seu uso. Quando isso não acontece, é comum o designer optar por imagens de uso livre, preferencialmente aquelas disponíveis em domínio público.

Uma alternativa legal de imagens em domínio público são as ilustrações da fauna e da flora. Esse tipo de gravura, muito utilizado em livros desde o século XV, era produzido a partir de diferentes técnicas, e muitas vezes feitas à mão. Dos artistas que marcaram esse tipo de ilustração, e cujas obras estão em domínio público, chamamos a atenção para o alemão Albrecht Dürer.

Obras em domínio público podem ser utilizadas em diferentes tipos de projeto, sem restrição, desde que devidamente creditadas. Gravuras de animais e gravuras botânicas são excelentes opções para a composição de um bom projeto de Design.

As possibilidades são muitas e importantes fontes de conteúdo são os websites de museus, além da Wikipedia e do Wikimedia Commons. A seguir, deixamos algumas indicações de ilustrações da fauna e da flora disponíveis em domínio público.

Cl. Arachnida, O. Solifugae. Old stamp by Harter, J. (1979)
"Animals: 1419 copyright-free illustrations of mammals, birds, fish, insects, etc"
Dover Publications, New York.

Rhinocerus by Albrecht Dürer (1515)
British Museum, Londres

Scan of illustrations at The New York Public Library.

Galeria Albertina, Viena.

Verlag der Bibliographischen Instituts, Leipzig und Vienna

Platylobium formosum by James Sowerby (1793)
A specimen of the botany of New Holland

Para mais opções acesse os links a seguir:

Comentários

Postagens mais visitadas