Uso de imagens: ilustrações da fauna e da flora
Rosa Bifera Macrocarpa 1811 by Pierre-Joseph Redouté Muséum National d'Histoire Naturelle, Paris, France |
Sabemos que a principal função do design gráfico é transmitir uma ideia ou um conceito de forma eficiente. Para informar tal ideia, o papel do designer é escolher qual o método que melhor se aplica à necessidade do projeto a fim de torná-lo eficiente e atraente. Isso implica pesquisa e estudo para que o designer esteja apto a percorrer o caminho de execução do projeto.
No caminho do desenvolvimento dos projetos de Design muitas vezes há pedras que precisam ser removidas. Uma destas pedras é o uso de imagens.
Há diferentes tipos de uso de imagens e cada um deles tem suas respectivas necessidades de citação de créditos e garantia de direitos. Já estamos pensando na publicação de novas postagens que abordem estas questões. Assunto para outros posts.
Não é sempre que um projeto conta com recursos para compra de imagens e pagamentos de royalties pelo seu uso. Quando isso não acontece, é comum o designer optar por imagens de uso livre, preferencialmente aquelas disponíveis em domínio público.
Uma alternativa legal de imagens em domínio público são as ilustrações da fauna e da flora. Esse tipo de gravura, muito utilizado em livros desde o século XV, era produzido a partir de diferentes técnicas, e muitas vezes feitas à mão. Dos artistas que marcaram esse tipo de ilustração, e cujas obras estão em domínio público, chamamos a atenção para o alemão Albrecht Dürer.
Obras em domínio público podem ser utilizadas em diferentes tipos de projeto, sem restrição, desde que devidamente creditadas. Gravuras de animais e gravuras botânicas são excelentes opções para a composição de um bom projeto de Design.
As possibilidades são muitas e importantes fontes de conteúdo são os websites de museus, além da Wikipedia e do Wikimedia Commons. A seguir, deixamos algumas indicações de ilustrações da fauna e da flora disponíveis em domínio público.
Cl. Arachnida, O. Solifugae. Old stamp by Harter, J. (1979) "Animals: 1419 copyright-free illustrations of mammals, birds, fish, insects, etc" Dover Publications, New York. |
Rhinocerus by Albrecht Dürer (1515) British Museum, Londres |
Scan of illustrations at The New York Public Library. |
Galeria Albertina, Viena. |
Verlag der Bibliographischen Instituts, Leipzig und Vienna |
Platylobium formosum by James Sowerby (1793) A specimen of the botany of New Holland |
Para mais opções acesse os links a seguir:
Comentários
Postar um comentário
Que tal comentar?