Descomplicando conceitos através de imagens


"Uma imagem vale mais que mil palavras" é daqueles clichezões que de tão utilizado já poderia estar sentado no trono de ferro. Eu sou do time que acredita que tanto as imagens quanto as palavras têm seus valores e, se utilizadas em conjunto, são capazes de mudar o mundo.

Mas, eu sou uma produtora de imagens, né? Então é normal minha balança pesar para esse lado. Toda essa imersão no universo visual me faz dedicar grande parte do meu dia à produção de imagens. Mas, não é só no trabalho que estou mergulhada nessa maré visual. Meus estudos também são norteados por todo esse universo. Há cada vez mais vídeos, infográficos e animações em meus arquivos de estudo, o que tem permitido que minhas experiências de aprendizagem sejam mais variadas e divertidas.

Ao projetar livros e outros tipos de materiais didáticos sempre me deparei com gráficos, diagramas e tabelas mal pensados e mal executados. Perdão pela sinceridade, mas essa é a realidade. Acredito que esses elementos visuais devam ser utilizados para simplificar conceitos e não para os tornar cada vez mais nebulosos. Mas, parece que o modelo que temos de ciência quer mesmo que a produção intelectual seja algo inacessível.

Foi a partir desse incômodo que saí em busca de outras formas de apresentação de um mesmo conceito. Percebi que diferentes tipos de imagem me ajudavam a compreender melhor alguns deles. Assim, minha curiosidade me motivou a investigar os processos de produção desse tipo de imagem.

Iniciei os estudos sobre Pensamento Visual e comecei a ensaiar como descomplicar conceitos através de infográficos e ilustrações que pudessem ser úteis tanto para mim como para outros aprendizes. Redesenhei muita coisa e posso afirmar que a produção de imagens é tão eficiente para aprendizagem como a sua leitura.

Gostei tanto desses estudos que passei a produzir material e propor novos desenhos para os projetos nos quais estou envolvida. Alguns desses materiais foram produzidos exclusivamente para o ProfLab. E como conhecimento precisa ser compartilhado, trouxe alguns desses recursos para esta postagem para que você possa salvar e utilizar como quiser.

Descomplicando com Pensamento Visual



Exercitando o Pensamento Computacional



Como fazer projetos fantásticos



Certamente novos infográficos surgirão em breve. Aguardem!

Comentários

Postagens mais visitadas