Gêneros em Debate: pôsteres acadêmicos

Foto: +Karla Vidal 
O Núcleo de Investigações Sobre Gêneros Textuais da Universidade Federal de Pernambuco (Nig/UFPE), em parceria com a Pipa Comunicação, acaba de lançar o eBook Gêneros em Debate: pôsteres acadêmicos. Organizado por Angela Paiva Dionisio, Ana Cristina Gomes da Penha e Najara Ferrari Pinheiro, a publicação constitui os Anais Eletrônicos do IV Encontro Gêneros na Linguística e na Literatura que aconteceu em 2013 na UFPE.

Composta a partir da seleção de 41 pôsteres apresentados durante o evento, a publicação coloca em pauta a importância do gênero pôster acadêmico como meio de divulgação de projetos que têm como essência o diálogo entre diversas linguagens. “Esse gênero valoriza a multimodalidade, tornando-se, pois, um meio dinâmico para apresentação de resultados de pesquisas ou atividades desenvolvidas na Universidade”, afirmam as autoras. Também é objetivo da obra reforçar o caráter científico do pôster acadêmico, muitas vezes colocado em xeque até mesmo dentro da academia.


Foto: +Karla Vidal 
O eBook também é um registro digital do material produzido pelos pesquisadores originalmente para fins impressos. É uma forma de ampliar o alcance do conteúdo para além dos dias de exposição no evento. Uma proposta pouco vista no que se refere ao gênero anais de eventos que geralmente trazem o resultado das pesquisas apresentados em forma de artigo.

A iniciativa também pode ser vista como uma importante fonte de pesquisa do gênero pôster acadêmico, já que elenca uma série de olhares diferentes, em que cada autor teve a oportunidade de ilustrar sua pesquisa através do desenvolvimento de interpretação gráfica própria. “O livro está repleto de interpretações diferentes desenvolvidas a partir de um modelo de pôster sugerido como guia. A partir daí cada autor desenvolveu um método particular de expor sua pesquisa de forma visual, através do diálogo entre texto, imagem, gráfico ou ilustração. Os caminhos escolhidos pelos autores para promover esse diálogo entre os elementos são, a meu ver, mais um importante objeto de estudo agora disponível para análise através do eBook”, conclui Karla Vidal, editora executiva da Pipa Comunicação, editora responsável pela obra.

Foto: +Karla Vidal 

Gêneros em Debate está disponível com uma Licença Creative Commons 4.0 internacional. O acesso é gratuito e pode ser realizado através do link: http://issuu.com/pipacomunica/docs/ebook-generos2013-ufpe. Para aqueles que desejam realizar o download em PDF (46 MB) o link de acesso é: http://nigufpe.com.br/Generos/2013/ebook-generos2013-UFPE.pdf

Compartilhe com seus alunos!


Comentários

Postagens mais visitadas