Novas tecnologias para as câmeras compactas


Postei há tempos atrás, com tradução livre minha, uma matéria publicada no jornal The Guardian que abordava o crescimento esmagador do uso de celulares em relação as câmeras fotográficas compactas. O texto até fazia uma alusão ao modo de vida de um Cartier Bresson do futuro, deixando de usar sua Leica para lançar mão de um smartphone.

Pois há reviravoltas nesse caminho. A diminuição das vendas das câmeras compactas revelou a necessidade de reinventar a proposta do produto. Identificou-se, assim, que a grande sacada dos aparelhos celulares não era necessariamente a sua portabilidade, e sim a conexão, seja ela entre aparelhos ou com a web e suas infinitas redes.

Foi a partir daí que as grandes marcas começaram a trabalhar e hoje estão pipocando os lançamentos de câmeras que rodam o sistema Android ou que possuem tecnologia wi-fi. O bom é que nessas propostas encontramos tecnologia fotográfica avançada aliada às tecnologias da informação, ambas em equilíbrio.

Trazendo consigo boas lentes e excelentes sistemas de medição de luz e foco, as câmeras compactas voltam a desempenhar um papel importante na escolha dos amantes da fotografia. Afinal, é complicado e dispendioso turbinar o seu celular com acessórios e aplicativos extras, se o desejo for produzir imagens de qualidade. No caso dos usuários de iPhone, os acessórios costumam ser extremamente específicos e ainda mais caros que os acessórios para os aparelhos com Android.

As nova compactas



O primeiro lançamento foi da Nikon com o modelo Coolpix S800c que tem Andoird e wi-fi. O anúncio aconteceu em agosto de 2012, exatos seis meses após a publicação da matéria do jornal britânico.


Em seguida a Samsung lançou uma série de câmeras com sistema Android e conexão wi-fi batizadas de Galaxy Cameras, assim como os smartphones da marca. Sem dúvida uma estratégia cujo foco é convidar os já usuários de Galaxy a adquirir o novo gadget.


Os modelos IXUS da Canon não possuem Android, mas tem conexão wi-fi para compartilhamento de vídeos e fotos, inclusive com smartphones. Não demora até a marca entrar na onda também (a gente implora!).


Da mesma forma que a Canon, a marca Panasonic tem a LUMIX® DMC-SZ5 e a LUMIX DMC-FX90K que  possuem wi-fi para facilitar o compartilhamento das imagens.

No japão a SoftBank lançou um aparelho celular chamado Lumix Phone que diz ser um híbrido de um smartphone e da câmera Lumix. Não encontrei referências ao aparelho por parte da Panasonic. Sendo assim, não sei se existe e nem qual é o tipo de parceria entre as marcas.

Agora é só esperar para ver os laçamentos que estão por vir.

Comentários

Postagens mais visitadas