![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXxlMLIiGP_6jncVUh3-ILvdc-MNjJeFZqGr6gB39PPnQqwONni1fQUa96s3vpJlUINJq_Msnsm_njUO7p_tlbOMLh0aAQyvyUCKJV1KZB4xnqiZQ04TG8GACg2aJxQPx5-3yK6Q/s640/foto015.jpg) |
Fotos: Karla Vidal. |
Além dos tradicionais shows nos palcos, das quadrilhas e do Alto do Moura, o
São João de Caruaru tem espaços exclusivos para exposições e apresentações de arte. Nesses ambientes são expostas peças do artesanato em barro, típico da região e patrimônio cultural da humanidade, além das apresentações do teatro de mamulengos, quadrilhas, bandinhas de pífano e dos bacamarteiros.
Todas são uma experiência emocionante. No entanto, as exposições que me chamam mais a atenção são sempre aquelas que têm como tema os homenageados da festa. Acostumada a ver exposições "em formato padrão", este ano me surpreendi com a iniciativa da mostra Baixio dos Doidos.
A exposição tem um objetivo simples, porém bastante desafiador: mostrar o lado pop do Rei do Baião. Posso garantir que os organizadores conseguiram alcançar o objetivo através de uma experiência sensorial muito bem concebida. São oito salas que permitem ao visitante realizar diferentes tipos de leituras sobre a obra de Luiz Gonzaga, através de um conjunto diverso de textos multimidiáticos e suas diferentes formas de percepção.
Além das diversas memórias da minha infância, que já eram ativadas pela música de Luiz Gonzaga, pude experenciar novas sensações e fazer novas conexões entre a obra do Rei do Baião e a arte contemporânea. Ou melhor, pude ver como os músicos contemporâneos buscaram inspiração na obra de Luiz Gonzaga e perceber que tanto a obra original como suas releituras podem se transformar em "matéria-prima" para novas criações artísticas nos mais diferentes suportes.
Registramos algumas cenas em vídeo e fotografia. As sensações vocês poderão experenciar visitando pessoalmente a exposição que fica em cartaz até o próximo dia 15 de julho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSZvM_yvC2tB1e6-mKD3YS9PEk9gIeNrll9L7_0OBhfq6ULrtALiEPAUxpmXM8nWkPJm7uxqoI5VpiGs35OAadzTz1ee-EyZupB9hO0ONohotxdJAE5NbHc5F-3vJ2b5vMKoMVqw/s640/IMG_9822.jpg) |
A instalação ABC do Sertão faz um passeio linguístico evocando termos e expressões típicas do falar sertanejo. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjqptGIKj2-8godQ8cfVNY1F-qSZTB2x2sCOzv2a8Wz3iHuozr9hcYjV0Vnq9r58t2cxoG-htpRtQxi0MBSOVobKyg3xzlYWQwM8nb8ZtLEe0P_cOv5WuG1MGfVOhcWDcvSsKyRw/s640/foto007.jpg) |
Na sala Respeita Januário estão expostos modelos de sanfona, fotos e textos que narram a relação de Luiz Gonzaga com o instrumento. As fotos expostas na sala podem ser vistas em http://baixiodosdoidos.com.br/arquivo/485
|
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjA8vckxBwSgcmCsSqaESuw00jAWmxrIzNwDcr56gB_WSbmlFUJTHr12k-An9IgJDhruXVxfB-toppcg64UTX4l2_lFtZlBAf_6iHURgQalJn59_VJvw89ssghA4u0R5S6JDVR6tQ/s640/foto001.jpg) |
A sanfona branca, marca registrada de Luiz Gonzaga.
|
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgthWD9atEG4d89Iy2dxPy8jK_8Y7HG6trcV6yyLdzqgudhVgZjLde6dzWDXwmMEUOs-JK73fYkQXq0L7OUb_WnXWWOoC5sQS-c9xZBds2nUc_wuDfqIGWpnMN3S5s02TRegE6Zlg/s640/foto013.jpg) |
Siri Jogando Bola faz uma conexão direta entre a obra de Gonzagão e o Mangue Beat. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhK-jV0Sg4xODlNu_NzQSJtcbjEgOW6At1Yl0wHg8fMmp25utgX1hAX6CnkCeHLa9sxK8GOBFWWN-lt2pCjMEF48KlK6nBoamYzJNrhFnz7o2s_VXNKif4OaS6qDa2kUUvrRmjk5w/s640/foto014.jpg) |
Entrada da instalação Xote das Meninas. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtnA2p-GwaYvEX2YQTMx9cBsY3bN60OkvXBkfn5jIlbDPSHTsmoKfcRkW_3Ri7IQTB-mFB0zEkwWRB8iDzEI2AmVENSnmqWHdNKvb4ThMPE43iiLhOtQxWU0ZgOp1ElxXq0onpJQ/s640/foto003.jpg) |
Uma das maiores salas, Xote das Meninas, está repleta de fotos de casais e símbolos relacionados ao casamento |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUwj4x7N8fLC0QqDc833Al73qABed31rrIzDANL4dNeRdkzD-buK4TOZVROawA0jvvOp-u-oll1-aZQNfyiiaawi7YoMYYG_vew74K8SdCNBQ24Wn-nqZEqTnmmBBqugCTR8Pz2Q/s640/foto010.jpg) |
Há também referências religiosas que representam as promessas feitas em busca de casamento |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhk45-Jb2hlW-65Ap4WzsQqPK-wN27zAeuU8v2K7GHjieSU9miPaNRNsVrBj-fvCJvsL4solDszXiCDLXxTWteZ67p6iHTmSgkPswIq3jmYyaX5WFex_cqOSsdqwYYgB8I80hVlVw/s640/foto017.jpg) |
As velas para as promessas sempre nas cores branca, vermelha e rosa. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitRX4D7lMBX7wWk4HUg05xiFGs3unK0uoQXcjMihitr2KC3O5fj0jZQ1vpsA0mppHVP0Kv-L8-oX5sQjZp_9lvZeshN2j9fVcFO13wJWNZZgdhsefo09aaq5dODz1kwqU66sZ5Jg/s640/foto012.jpg) |
Justificativa da instalação Paraíba |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcQNI4oeFMqELMhRMaz28-SrPs6Rk_aA9uT8spw1OLjdGDqsfC-zF_PGXKpRXbh4f1lDCkCRjhxpe-vyy_tjbdI-954meGOC2wH8u49jkaxQHWNuNDraCAPvMTGhtfTfx37HRfhQ/s640/foto011.jpg) |
Homem fêmea, Mulher macho. As Drags Queens como
símbolo de mulher guerreira. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSN78EW_gsnJee3ULIhJeNwCNBX0F1q_xMlx6wi16HAO3A4StmEpDvmwdYGDpz_JKmmB7kr7hMZDPgIx1pKWTB-wpESNUDnq_fEKqb1oGN_dH6lbRM-MonuoqV5U04gjfg6UYT4w/s640/foto008.jpg) |
Asa Branca expõe retratos em preto e branco dos sertanejos que, em meio a seca, têm de verde apenas o olhar. |
Naná Vasconcelos usou e abusou das onomatopeias na instalação Samarica Parteira que abre a cena para a última sala, A Morte do Vaqueiro. Aperte o play para assistir. |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2cC3Wu8e_Ul7Jkwinw87qniOg49XFy2VT8H9pbk0cbnocZbFjwRZ5aB51ha3d4wTHYv8iJBFrKGca4pPUhnGZYRIiY8xMDxqJMe76v24C1hzhjLy78XDyfL3OHfSWuJ5iYA8-lw/s640/foto016.jpg) |
Os sinos da instalação A Morte do Vaqueiro tocam o som do gado pelas terras do sertão. |
Mais informações: http://baixiodosdoidos.com.br
Que bom que gostou, Karla!
ResponderExcluirAbraços,
Joana Aquino
Agência Pavio
Gostei muito! Parabéns!
ExcluirQue bom que gostou, Karla!
ResponderExcluirAbraços,
Joana Aquino
Agência Pavio