Parece “conversa para boi dormir”, mas ter uma boa página de
Erro 404 é quase tão importante quanto o projeto gráfico ou os conteúdos do seu website inteiro.
Uma página do tipo
Not Found pode ser acessada a qualquer momento durante a navegação do usuário, principalmente no cenário atual em que a maioria dos websites utilizam sistemas de gerenciamento de conteúdo (
Content Management Systems) – como
Wordpress ou
Joomla – sistemas estes que geram mudanças automáticas nas
urls, dependendo do tipo de atualização ou alteração de conteúdo.
A chegada a uma página de erro nem sempre é culpa do usuário. Assim, mesmo sendo esquecidas ou subestimadas por muitos webdesigners, as páginas de erro precisam ser encaradas como um espaço útil, e com a mesma capacidade de informação das demais páginas do website. Se bem projetada uma página de erro é capaz de transformar um visitante ocasional em visitante permanente.
E para quem pensa que uma página de erro eficaz é aquela que só reconduz o internauta à página inicial do website, segue abaixo uma galeria criativa com brilhantes exemplos do que é possível fazer para fisgar o visitante “pelo erro” ;o)
Se o seu site ainda não tem uma página de erro personalizada, acreditamos que chegou a hora de chacoalhar as idéias e começar a criar.
Comentários
Postar um comentário
Que tal comentar?