Pernambuco recebe Curso Itinerante de História do Cinema no Brasil

Com informações da Assessoria de Imprensa

Acesse o blog do projeto para mais informações www.cinecursope.blogspot.com
 
Termina amanhã (29) o prazo para professores e educadores realizarem inscrição no Curso Itinerante de História do Cinema no Brasil. As aulas serão realizadas nas cidades de Caruaru, de 16 a 20/5, Jaboatão dos Guararapes, de 23 a 27/5, e Camaragibe, de 30/5 a 3/6.

Com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura - edital Audiovisual) e da Secretaria Estadual de Educação (Ensino Médio), o curso tem o objetivo de aprimorar o olhar do espectador comum e incentivar o uso da linguagem audiovisual como recurso pedagógico em sala de aula. O curso teve início em abril com aulas ministradas na cidade de Vitória de Santo Antão e Limoeiro. Arcoverde recebe a caravana do curso no próximo dia 9 de maio.

Voltado para docentes do ensino regular, o curso de cinema também é aberto para educadores de pontos de cultura, cineclubistas e produtores culturais. A ideia é capacitar públicos de diversos espaços culturais, buscando valorizar o cinema nacional, e disseminar o conhecimento cinematográfico para públicos não-especializados e multiplicadores deste aprendizado.

Os participantes recebem certificado com carga horária de 20 horas e apostilas para aprofundar os conhecimentos, com dicas de filmes e sites sobre cinema brasileiro.

Professora e Cineasta

As aulas são ministradas pela realizadora audiovisual Amanda Mansur, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que apresentará a multiplicidade da produção nacional e pernambucana, abordando temas transversais dos filmes apresentados.

"Os educadores se utilizam normalmente de vídeos para ilustrar ou aprofundar temas nas disciplinas, mas é necessário, valorizar ainda mais este recurso didático, sensibilizando o professor a dar importância à linguagem audiovisual, assim como já reconhecem o valor da leitura e da escrita na formação de seus alunos", afirma Amanda.

"Um dos maiores desafios hoje é trabalhar a formação de público e a superação de tradicionais preconceitos envolvendo a produção nacional. Mas, é possível reverter este quadro aproveitando que o cinema brasileiro atravessa uma fase de reconquista do seu público, de afirmação de identidade e consolidação estética", garante.

Autora do livro "O Novo Ciclo de Cinema em Pernambuco: a questão do estilo", lançado pela Editora Universitária da UFPE, Amanda Mansur ministrou aulas no curso superior em Cinema das faculdades Barros Melo (AESO/Olinda) e Mauricio de Nassau. No mercado audiovisual atua nas áreas de direção, produção e continuidade com cineastas como Guel Arraes, Paulo Caldas e Camilo Cavalcante.


Serviço:
Curso Itinerante de História do Cinema no Brasil
Inscrições abertas para as cidades de Jaboatão, Camaragibe e Caruaru.
Professores do Estado podem fazer suas inscrições na Gerência Regional de Educação, no bairro da Várzea.

Mais informações:

No blog www.cinecursope.blogspot.com ou no telefone da GRE Metropolitana Sul - (81) 3182 2561

Comentários

Postagens mais visitadas