Novos olhares sobre o formato Gif
Foto: Jamie Beck - http://fromme-toyou.tumblr.com |
Outra característica particular do formato Gif é a capacidade de armazenar múltiplas imagens em um único arquivo, o que permite a produção de animações simples. O procedimento é bastante similiar ao utilizado na produção de desenhos animados (quadro-a-quadro).
Todos os editores de imagem têm suporte para o fomato Gif e produzí-lo é algo relativamente fácil. Essa facilidade provocou uma proliferação de usos na Internet. Devido às suas vantagens (e também às devantagens) o formato Gif ainda continua sendo utilizado, mas teve que ceder espaço para formatos que geram imagens de maior qualidade gráfica. No imaginário comum, o Gif ficou marcado de forma preconceituosa por seu uso excessivo em animações infantis, propagandas digitais e até mesmo lixo eletrônico e sites de conteúdo adulto.
Exemplo de uso do Gif Animado como ilustração infantil. Fonte: http://www.scrapsweb.com.br/orkut/7/animais.html |
Os últimos anos ficaram marcados como o grande revival do formato Gif. Houve um investimento amplo em seu uso e belas imagens passaram a ser produzidas e difundidas na Internet, principlamente no Tumblr - plataforma para blogs queridinha de fotógrafos e amantes de arte e imagens em geral. O formato saiu então do fundo do "guarda-roupa" e assim como acontece com a moda, uma nova tendência veio à tona baseada na atribuição de novos usos e no reaproveitamento do formato Gif.
Exemplo de Gif Animado comumente postado no Tumblr. Foto: http://s0fie.tumblr.com/post/2867653542 |
A fotógrafa e colecionadora americana Jamie Beck - autora do blog From Me To You - abriu um importante espaço na Internet para exibição de um projeto inovador que uniu a tecnologia dos Gifs animados à fotografia profissional. Jamie afirma que a tecnologia dos Gifs existe há muitos anos, mas nunca foi explorada de forma profissional. Em seu Tumblr, ela coloca diversos exemplos dos trabalhos que tem realizado, a maioria deles produzidos em Nova Iorque. Jamie, que também coleciona câmeras fotográficas e máquinas de escrever antigas, vem unindo sua experiência em fotografia profissional à tecnologia do formato Gif.
Confira abaixo um pouco do que foi produzido pela fotógrafa:
Comentários
Postar um comentário
Que tal comentar?