Pedagoga inova e apresenta método para que qualquer pessoa possa desenvolver sua própria didática


Em certo ponto da carreira, profissionais de diversas áreas enfrentam o desafio de criar aulas impactantes. A tarefa, inicialmente simples, pode se tornar um verdadeiro enigma quando a compreensão da didática, o cerne das experiências de aprendizagem, é limitada. Surpreendentemente, essa lacuna é evidente até mesmo entre os educadores. Foi essa constatação que inspirou Daiane Grassi, pedagoga, mestra em Educação e doutora em Design, a lançar a série "Didática é para todos".

A série, mais que uma obra, busca quebrar a ideia arraigada na sociedade de que a didática é um dom inato. Com mais de 20 anos de experiência, Daiane não apenas percebeu, mas cientificamente confirmou que a didática é uma habilidade a ser estudada, praticada e aprendida. Essa convicção motivou sua pesquisa e a criação do método "Jornada dos 8C's", proveniente de sua tese de doutorado que uniu sua expertise em educação com o design de experiência do usuário.

Imagem de divulgação da editora


"A didática se preocupa com o modo como o conhecimento pode ser construído, considerando as necessidades individuais dos estudantes. Esse pensamento assemelha-se ao design centrado no usuário, ambos fundamentados na empatia, sendo este o ponto de partida para o primeiro livro", afirma Daiane Grassi.

"Didática não é dom: a gente aprende. E eu resolvi ajudar."

Imagens de divulgação da autora


O projeto "Didática é para todos" surge da vontade da autora em compartilhar seu conhecimento de maneira acessível e eficaz. Publicada pela Pipa Comunicação, a série teve seu lançamento no escritório do Google em São Paulo e na Feira do Livro de Porto Alegre com o volume inicial, "Didática é para todos: como criar experiências de aprendizagem".

Em cinco capítulos, Daiane transmite sua convicção de que a didática é uma habilidade a ser estudada. O livro apresenta teoria de forma objetiva, com espaços para prática e construção da própria didática ao longo da jornada. Ao final, a autora compartilha um planejador de experiências de aprendizagem, guiando o leitor passo a passo com exemplos preenchidos e um modelo de plano para iniciar seu planejamento.

O prefácio do primeiro volume é assinado por três figuras fundamentais na pesquisa de Daiane: Fabiane Franciscone, diretora Regional do Senai Paraná, Rodrigo Pimentel, head do Google For Education da América Latina, e Fábio Gonçalves Teixeira, titular do departamento de Design e Expressão Gráfica, professor permanente do PGDesign da UFRGS.

Franciscone destaca a importância da obra ao propor o que a inteligência artificial não consegue alcançar, como desenvolver criatividade e aprendizagem socioemocional. Teixeira, orientador do trabalho de doutorado, ressalta como os métodos do Design contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Pimentel enfatiza a importância do compartilhamento de experiências, tornando "Didática é para todos" uma chave para boas práticas e ferramentas transformadoras.

"Não há mágica, há trabalho, pesquisa, criatividade e, sobretudo, empatia. A empatia é uma das chaves para o sucesso em sala de aula. Quando entendemos as necessidades de nossos estudantes e nos colocamos em seus lugares, criamos um ambiente de aprendizado que transforma vidas", conclui Daiane.

Em poucos dias, a obra já alcançou leitores em diversos estados, gerando comentários sobre sua inovação, tanto no texto quanto na forma. "Foram meses de trabalho ajustando textos e desenvolvendo soluções visuais para criar uma experiência de leitura realmente agradável e diferente. Pode parecer um livro comum, mas você vai notar o caráter inovador já na primeira frase", comenta Karla Vidal, editora e designer responsável pela publicação. Confira a seguir o comentário da leitora Cristiane Acácio Rosa:


Um dado curioso é que grande parte da obra foi escrita pela autora no smartphone, em um Documento Google, com sua filha Aurora no colo. "Didática é para todos" busca ser mais que uma série de livros, envolvendo os leitores em seu perfil do Instagram, onde Daiane compartilha conteúdos e miniaulas semanais: Instagram Didática é para todos.

Serviço:

Título: Didática é para todos: como criar experiências de aprendizagem
Autora: Daiane Grassi
Edição: 1ª edição, Brochura
Páginas: 144
ISBN: 978-65-87033-59-4
Aquisição: Didática é para todos

Comentários

Postagens mais visitadas