Ideias de atividades para os estudantes sobre o Dia Internacional da Mulher

 

Imagem de nomorematildas.com

Esse é um post para professoras e professores.

O Dia Internacional da Mulher está chegando e é importante lembrar das inúmeras contribuições que as mulheres fizeram ao longo da história em diversos campos. Muitas vezes essas contribuições são simplesmente ignoradas, especialmente na ciência. Apesar de serem responsáveis por grandes descobertas e avanços científicos, as mulheres ainda são sub-representadas em muitas áreas e frequentemente enfrentam barreiras como a discriminação de gênero e o preconceito. 

É fundamental destacar a importância da presença feminina na ciência e incentivar a participação de mais mulheres para podermos alcançar uma maior diversidade e riqueza de perspectivas e de ideias. Um bom ponto de partida para esse trabalho pode ser a sala de aula, através do estímulo à reflexão dos estudantes.

O movimento #NoMoreMatildas desenvolve um trabalho inspirador nesse quesito que nos ajuda a promover o debate e a criar experiências de reflexão e aprendizagem. No website, professoras e professoras vão encontrar materiais para trabalhar com múltiplas ideias. Um bom exemplo é o vídeo NO MORE MATILDAS que vai muito além da apresentação do movimento, explicando o Efeito Matilda de forma didática em forma de animação. É essa animação que pode funcionar muito bem para reflexão em sala de aula.

Além da animação, o website publicou pequenos ebooks ilustrados que apresentam contos fictícios de como teria sido a vida grandes cientistas como Albert Einstein se tivessem nascido mulher. Materiais inspiradores.

Reunimos todas essas informações no post a seguir:

Comentários

Postagens mais visitadas