Escritório de bolso: realizando jobs com aplicativos no celular


Não sei ao certo se já comentei por aqui que chego a testar entre 8 e 10 novos apps toda semana. Faço isso porque hoje podemos contar com uma gama muito grande de aplicativos capazes de resolver muitos e diferentes tipos de problema. Nesse cenário eu quero e preciso conhecê-los para poder usar e indicar sempre que for necessário. Sou usuária de Android, então tudo que vou destacar neste post é referente a esse sistema, ok? Não tenho o celular mais top do mercado, por sinal meu celular é do ano 2016, mas fiz questão de investir em um modelo com 128 GB de memória para me permitir realizar meus testes. Para garantir, ainda inseri um micro SD de 64 GB. Tenho espaço suficiente para trabalhar tranquila.

O cenário dos dispositivos móveis é tão promissor que existem aplicativos mobile com melhor desempenho que aplicativos web (os que rodamos em desktops), alguns até com funções exclusivas nas versões para celular. Um exemplo disso é o aplicativo do Mailchimp que é excelente e facilita imensamente a minha vida de comunicadora.

Pensando nisso busco reservar um tempinho por semana para fazer pesquisa e testes de aplicativos. Isso você consegue fazer muito facilmente na Play Store ou na App Store (quando uso o tablet) e acho até super divertido. Para ir além você pode pesquisar em blogs e canais de vídeo por sugestões de aplicativos que resolvam um problema específico. Sempre tem alguém com o mesmo problema que você e que compartilhou a solução. Exemplo? Busque por aplicativos para edição de vídeo vertical. Você vai se surpreender com as dicas que as pessoas compartilham.

Outro app que uso muito e passei muito tempo esperando a versão para Android é o Spark Post. Quando a Adobe começou a lançar seus aplicativos próprios saí baixando tudo e achando todos muito bons. Mantive no celular o Lightroom e o Adobe Capture e fiquei esperando mais de um ano pelo Adobe Spark Post para Android cuja versão foi lançada em junho de 2018. A versão iOS foi lançada em 2016... É um ferramenta para design gráfico descomplicado muito semelhante ao Canva (outro app excelente), mas com algumas funções a mais para quem já tem conta registrada na Adobe. O combo Spark Post + Canva é mais que suficiente para você criar o design gráfico da peça que desejar.

Quando a Adobe decidiu lançar seus aplicativos muita coisa boa e gratuita veio à tona. Saiu app equivalente ao PhotoShop, ao Premiere, ao Lightroom, ao Illustrator e novos apps muito bons como o Adobe XD. Se você trabalha com Design e gosta de fuçar assim como eu, recomendo explorar todos eles.


E não adianta muito você ter os melhores apps de edição de imagem se não tem boas opções de captura, né? Para isso você precisa de boas câmeras. Uso um celular Samsung que já tem uma ótima câmera cheia de recursos e filtros, mas para me ajudar no trabalho de capturas incríveis uso bastante o app Insta360 Air (esse app só funciona com a câmera 360º de mesmo nome), o Framelapse, (para gravação de timelapses), a Timer Camera (um temporizador para disparo de fotos) e a Kuji Cam (para capturas de fotos com estética retrô). Para Gifs, a minha aplicação favorita é a Giphy Cam.

Muita gente me pergunta como edito vídeos no celular. Sim! Não tem saída. Quando você está pelo mundo tem que abrir mão do conforto do seu monitor gigante e sua mesa digital e editar no celular com o dedo mesmo. É plenamente possível e os resultados são excelentes. Não vivo sem o app Quik, o Filmora e o Vlogit. Recentemente baixei o Filmr, mas ainda não consegui tempo para testá-lo. Quando tá tudo pronto faço o upload direto pelo app do Youtube.

Outro pacote importantíssimo para trabalho no celular são os aplicativos da G Suite do Google. Aqui há um mundo de opções para facilitar o seu trabalho de forma colaborativa, compartilhando e trabalhando simultaneamente com seus clientes, parceiros e equipe. Grande parte de tudo que faço está organizado no Gmail onde administro múltiplas contas. Através dessas contas armazeno minhas produções no Drive, crio bastante com o Apresentações (inclusive layouts para as redes sociais) e hoje em dia só crio documentos no Docs. Uso muito o Keep para registro de ideias, notas escritas, pequenas entrevistas em áudio e compartilhamento de propostas de trabalho com clientes. Estou tentando organizar minha vida de imagens (+ de 20 anos) no Photos e tenho trabalhado algumas formações do ProfLab no Classroom. Também uso bastante o Photo Scan para digitalização de documentos e o Planilhas para gestão de mailings e disparo de mala direta. Não podemos esquecer do Agenda que simplifica sua vida de compromissos, tanto presenciais quanto online. Por favor, se você não usa o Agenda, considere conhecer. Ele armazena informações sobre seus compromissos e envia lembretes sobre tudo. Ou seja, esse pacote Google já transforma seu celular num escritório sem grandes esforços e ainda integra com a plataforma web. Ça c'est parfait!

Para trabalhar no celular você vai precisar estar atento ao armazenamento. No parágrafo acima mencionei o Google Drive e o Google Photos que ajudam nessa tarefa. Mas há dois outros apps que uso para não ficar na mão: o Dropbox e o Box. Com cadastro em todos esses você terá muitos gigabytes para tocar seu escritório de bolso por um bom tempo.


Para comunicação eu não economizo. É importante dar respostas rápidas aos clientes, alunos e parceiros. Assim, tenho os aplicativos de muitas redes sociais e serviços de mensagem instantâneas instalados. No entanto, é importante mencionar aqui que a maioria das redes possui acesso via navegador do celular. Ou seja, se não tem espaço para instalar novos apps, dá pra se comunicar pelo navegador também. Messenger, Instagram e WhatsApp são as que mais uso no momento. Não gosto muito do Whats, mas reconheço que grande parte da humanidade está conectada e se comunica por lá.

Não posso deixar de mencionar aplicativos de segurança como o Authenticator que gera códigos para a verificação em duas etapas no seu smartphone. Essa verificação é de extrema importância para que você realize login com segurança em múltiplas plataformas da internet. Sempre vai ter alguém de olho nas suas contas. Mantê-las seguras é essencial para evitar dores de cabeça.

Além desses apps também tenho opções que me garantem a gestão simplificada de eventos como o Sympla. Como administro vendas na Livraria da Pipa também tenho opções para gestão financeira como PayPal e PagSeguro. Quando os jobs envolvem deslocamentos temos o Booking e o Uber para dar uma força na organização das viagens considerado passagens, hospedagem e traslado.

E ainda não transportei todas as tarefas que gostaria para o celular. A gestão de anúncios do Facebook continuo fazendo na plataforma web por pura falta de planejamento porque tem aplicativo para isso também. Isso me faz acreditar que dá sim pra resolver quase tudo com celular. Até o momento a única coisa que continuo fazendo exclusivamente no desktop é a diagramação de livros. No entanto, já estudo possibilidades de mudar esse cenário também.

Dá próxima vez que alguém disser que celular é uma idiotice e não contribui em nada para a vida das pessoas você pode apresentar esse post para ele.

Até o próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas