O que é URL?

Sabe quando seu pai, sua mãe ou seu vizinho cai naquele golpe do link falso do banco porque não sabe o que é e sabe menos ainda ler um URL? Nem sempre é fácil identificar as partes importantes de um endereço na web. 

Por esse motivo escrevemos esse post com as informações mais básicas sobre esse processo de leitura para que você consiga entender ou explicar minimamente a alguém. Nosso objetivo também é contribuir com a leitura consciente de um URL para ajudar a evitar que você caia em golpes ou sofra com a desinformação.

Por que é importante entender um URL?

Uniform Resource Locator (URL) é o mecanismo usado pelos navegadores para nos levar a um recurso exclusivo, publicado na web.

Cada recurso tem seu URL específico seja ele uma página, uma imagem, um script, um vídeo ou até mesmo um arquivo que foi removido (404 not found).

Cada URL é composto por partes específicas que nos dão pistas valiosas sobre o tipo de conteúdo e sobre sua origem. É importante conhecê-las para tentar identificar se o conteúdo pode oferecer risco para você.


Esquema (scheme): é a primeira parte do URL que indica o protocolo que o navegador deve usar ao solicitar o recurso. No protocolo https, o ´s´ diz que há certificado de segurança no domínio. Essa informação indica que o website apresenta uma camada a mais de segurança para dados confidenciais que você não quer que terceiros acessem. Fique alerta a websites que não apresentam esse protocolo.


Nome do domínio (domain name): a parte referente ao nome do domínio é também conhecida como autoridade. O domínio indica qual servidor Web está sendo solicitado. Geralmente oferece a você informações referentes ao publicador e ao tipo de conteúdo: comercial (.com), governamental (.gov), educacional (.edu) etc. Fique alerta a nomes de domínio que não estejam diretamente relacionados ao conteúdo proposto.


Caminho para o recurso (path): é o caminho para um recurso no servidor do domínio específico na web. Em nosso exemplo ele leva para um subdomínio, semelhante a uma pasta de arquivos, mas pode levar para imagens, documentos e arquivos executáveis (.exe), potencialmente perigosos quando não sabemos a origem. Fique de olho nas terminações para saber exatamente o que acessa. 

Mantivemos o foco nas questões mais simples, mas se você deixar a gente saber se esse conteúdo foi útil, podemos voltar para aprofundar o assunto por aqui. Combinado?



Comentários

Postagens mais visitadas