Um livro sobre aprender, desaprender e reaprender


Em 2010 eu recebi um e-mail de uma pesquisadora que trabalhava também com entrevistas e viajava o país participando de eventos e publicando essas entrevistas em um canal do Youtube. Eu estava trabalhando na comunicação e na organização de um grande evento sobre tecnologias para a educação que acontecia na Universidade Federal de Pernambuco. Eram muitos e-mails para responder e é claro que demorei a dar uma resposta e atender ao pedido de quem gostaria de participar para cobrir o evento e disponibilizar o conteúdo no Youtube que ainda nem tinha o volume da produção que tem hoje.

Minha primeira resposta foi algo automático do tipo ''vamos analisar e daremos um retorno em breve'', o que gera bullying comigo até hoje. Quando finalmente olhei o e-mail com calma para entender do que se tratava, prontamente respondi: pode vir e vocês terão acesso livre a todos os espaços e convidados. Nesse ano o convidado principal do evento era o filósofo Pierre Lévy. A pesquisadora em questão era a Leila Ribeiro.

 

Imagens do arquivo da Leila Ribeiro e da Karla Vidal
 

De lá pra cá 10 anos se passaram e a gente continuou em contato. A cada edição do evento tanto a Leila como o Washington, seu fiel parceiro, retornavam com a cobertura da TV Sala que publicava excelentes conteúdos de forma gratuita no Youtube, estimulando a divulgação científica e diminuindo a distância que existe entre a universidade e quem não faz parte dela. Era iNcrível. Aliás, iNcrível era também o nome do programa semanal ao vivo que eles mantinham no Youtube e do qual eu era fã. Nascia uma parceria que felizmente dura até hoje.

Acompanhamos a trajetória da Leila em seus dois mestrados — Linguística Aplicada e Design — seu doutorado e seu pós doc disruptivo que foi registrado em vídeo e também está disponível no Youtube pra você ver. Participamos juntos de um grande projeto de educação para o Ensino Médio e buscamos nos encontrar quando estamos próximos, seja quando estamos em Brasília ou quando eles estão aqui pelas bandas de Recife/João Pessoa. Recentemente Leila esteve conosco também no ProfLab que é o programa de formações criativas que a gente toca aqui no Recife.

O primeiro livro

Foto: Washington Ribeiro


Quando Leila comentou que estava escrevendo um livro, a gente incentivou de todas as formas possíveis. Escrever um livro não é uma tarefa fácil e é só o começo de uma série de processos que você precisa entender para fazer o seu filho, ou melhor, o seu livro acontecer no mundo. Acompanhamos as angústias, a vontade de desistir e ameaçamos: esse livro vai ter que sair senão nossa amizade acaba aqui. Sim, foi algo assim mesmo, bem suave e sútil.

Brincadeiras a parte, criamos um selo editorial porque confiamos no poder da autoria e acreditamos que todos somos autores em potencial. É por isso que estimulamos a publicação do primeiro livro para dar voz e impulsionar o voo dos novos autores. Isso vale também para todos e todas.

Leila passou aproximadamente um ano cuidando de todos os detalhes desse livro. Conversou com vários profissionais, algumas editoras até que chegou até nós. E quando chegou a gente disse sim, não importa o que acontecer a gente publica essa obra. O problema que aparecer a gente resolve e o nó que der a gente desata. O importante é colocar essa obra no mundo para as pessoas lerem.

E depois de muitas reuniões com 2h de risos e 10 minutos de seriedade, nasceu o ''amarelinho'' como a autora chama carinhosamente sua obra e um grupo bastante sério de Whatsapp em que nos encontramos diariamente para traçar as estrategias de levar o livro até você. Tudo isso nasceu no meio da pandemia de Corona vírus e com uma greve de 1 mês dos Correios. Um projeto resiliente que desaprende e reaprende a cada dia.

 

E se, ao invés de termos aprendido disciplinas e conceitos, tivéssemos aprendido a … aprender?

 

Essa é a provocação de “Aprenda, Desaprenda e Reaprenda”, o livro de estreia de Leila Ribeiro, PhD em aprendizagem disruptiva, educadora e designer. Quando chegou, a prova do livro já nos proporcionou uma leitura clara e bastante agradável. Era um balaio de insights repleto de ferramentas como frameworks, esquemas visuais e mapas para facilitar o entendimento sobre a aprendizagem disruptiva e suas conexões com o design.

A prova já chegou praticamente pronta. E nela encontramos o mesmo nível de cuidado com a experiência de leitura que a gente tanto preza por aqui. Leila e seu time de designers lançou mão das estratégias do design para criar uma experiência de leitura diferente que vai fazer você se apaixonar por cada uma das 228 páginas cuidadosamente desenhadas. Uma leitura rápida e agradável, perfeita pra esse período em que estamos meio que fugindo das telas. Ficou tão lindo que chega a ser sexy. Fiz até um vídeo pra mostrar pra vocês como esse livro é bonito.


O que eu mais gosto no livro é como ele nos faz ver que é aprendendo com os próprios erros, fazendo testes e superando as frustrações, que vamos encontrar soluções inovadoras para os nossos desafios cotidianos de vida e trabalho. 

E como foi bom editar esse livro. Foram várias reuniões divertidíssimas até chegar ao lançamento oficial no último dia 20 de julho. Tanto empenho fez a primeira tiragem de 100 exemplares esgotar em uma semana, o que nos fez correr para organizar uma segunda tiragem que está à venda na Livraria da Pipa.

Bate-Papo online

O lançamento do livro aconteceu no canal da Sala, a empresa de design de soluções e inteligência sobre processos de aprendizagem disruptivos que Leila toca junto com o Washington Ribeiro. 

No próximo dia 28 de setembro (mais conhecido como amanhã) vamos receber a autora Leila Ribeiro para conversar sobre o livro APRENDA, DESAPЯEИDA E REAPRENDA que está conquistando leitores em todo o Brasil. Vamos conversar sobre os processos de criação, produção e publicação da obra, além de destacar pontos importantes sobre essa mistura poderosa de Design com Educação. Estou preparando um roteiro de perguntas bem voltado para isso. Também vamos adentrar pelo universo das teorias da (re)aprendizagem. 

Vai ter surpresa para quem puder participar junto com a gente. Sendo assim, anote na agenda: 28 de setembro, a partir das 19h. Vai ser no perfil @pipacomunica no Instagram: https://www.instagram.com/pipacomunica/. É gratuito e não precisa de cadastro. É só chegar. Pra adicionar a sua agenda é só clicar aqui. Esperamos você.


 

Quem tá lendo

Recebemos imagens de muitos leitores queridos e ficamos imensamente felizes. Sem leitores tão importantes não teríamos motivação pra seguir incentivando a leitura e a escrita. Mandem fotos, a gente ama ver as imagens de vocês. E muito obrigada por compartilhar momentos com a gente 😍



Comentários

Postagens mais visitadas