Linguística e educação são temas de três novos livros lançados em agosto no Recife


No próximo dia 30 de agosto, às 18h30, no auditório da Livraria Jaqueira serão apresentadas ao público três novas obras integrantes do catálogo da Pipa Comunicação. Na ocasião estarão presentes autores e organizadores dos livros Nós, professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente, Conectando saberes na escola: linguística, literatura, educação e ensino de línguas e Processos de pesquisa em linguagem, gênero, sexualidade e (questões de) masculinidades.

Em dezembro de 2012 a produtora Pipa Comunicação ampliou suas atividades e passou a atuar também como editora de livros. Há 11 anos desenvolvendo projetos inovadores em comunicação, design e educação, a empresa que trabalha junto a diferentes universidades e instituições de educação do país passou a assinar também a edição de livros impressos e eletrônicos.

Em busca de livros que busquem inovar em seus temas e de uma forma inovadora de apresentá-los ao público, o selo editorial já lançou mais de 40 títulos procurando sempre disponibilizá-los nos formatos impresso e digital com valores acessíveis para garantir uma maior difusão do conteúdo científico no país e até mesmo fora dele. Todo o catálogo pode ser acessado através do endereço www.livrariadapipa.com.br.

Durante o lançamento, na Livraria Jaqueira no Recife, o selo vai receber a autora Elô Lebourg, professora da Universidade Federal de Ouro Preto, e os autores Ismar Inácio dos Santos, professor do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas e Marcelo Sibaldo, professor da Universidade Federal de Pernambuco, para bate-papo com o público e sessão de autógrafos.

Uma rede e um livro em prol da valorização dos professores 

 


Em 2015, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, a professora Elô Lebourg teve a ideia de construir uma rede de professores. À frente de uma iniciativa que envolveu estudantes em uma série de atividades em prol do patrimônio no distrito de Lavras Novas, Elô sentiu a necessidade de dialogar com outros professores a fim de estabelecer parcerias, trocar experiências ou simplesmente conversar. Estava formada a rede Professores transformadores que, com estratégias simples de envolvimento e interação, tornou-se uma das pioneiras no trabalho de valorização docente no país. Registrar os insights, as reflexões e as “epifanias pedagógicas” da rede formada foi o desafio proposto para o grupo de professores. A reunião desses registros deu origem a obra Nós, professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente.

Gênero e Linguística 

 


Ismar Inácio dos Santos Filho pesquisa sobre questões de gênero e linguagem desde o início de sua trajetória como pesquisador. As conclusões em destaque no percurso científico do pesquisador foram organizadas na obra Processos de pesquisa em linguagem, gênero, sexualidade e (questões de) masculinidade. Frente a um contexto de guerra sexual ou vivendo o que podemos chamar de era da intolerância, o autor investigou como são realizados os processos de pesquisa em linguagem, gênero, sexualidade e masculinidades, assumindo a concepção de que práticas discursivas, teorias e realidade social são inseparáveis. As conclusões do autor revelam as peculiaridades sobre as formas de fazer pesquisa científica sobre esses e uma série de novos olhares sobre questões de masculinidade.

Conexões entre saberes

 


O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado pelo Ministério da Educação para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Na unidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco em Serra Talhada, no interior do estado de Pernambuco, foi criado em 2010 o PET - Conexões de Saberes Linguística, Letras e Artes que, sempre sob a orientação de um tutor, realiza uma série de atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica dos estudantes de graduação de suas três áreas de atuação.

Foi a partir do trabalho desenvolvido pelos tutores Marcelo Amorim Sibaldo e Adeilson Sedrins, e da integração entre diferentes áreas e ações que surgiu o livro Conectando saberes na escola: linguística, literatura, educação e ensino de línguas. Tomando por base dois eixos norteadores, a língua e a literatura, a obra congrega aspectos teórico-práticos da complexa e dinâmica dimensão da linguagem no contexto da sala de aula na Educação Básica.

SERVIÇO

Lançamento Coletivo da Pipa Comunicação
Bate-Papo e Sessão de Autógrafos com entrada gratuita

Quando e onde? 30 de agosto, a partir das 18h30, na Livraria Jaqueira do Recife
Endereço: Rua Antenor Navarro, 138, Jaqueira, Recife/PE
Autores presentes: Elô Lebourg (UFOP), Ismar Inácio dos Santos Filho (UFAL) e Marcelo Amorim Sibaldo (UFPE)
Obras: Nós, professores transformadores: olhares sobre protagonismo e valorização docente; Processos de pesquisa em linguagem, gênero, sexualidade e (questões de) masculinidade; Conectando saberes na escola: linguística, literatura, educação e ensino de línguas.


Comentários

Postagens mais visitadas