Como postar foto 360º no Facebook

Cena 360º da Igreja de São Pedro Mártir de Verona em Olinda. Foto: +Karla Vidal

Se não me falha a memória, desde junho deste ano o Facebook liberou o reconhecimento de fotos 360º nas timelines. Esse tipo de imagem permite que o observador possa ver um ambiente em um giro de 360 graus, garantindo uma visão mais detalhada de um determinado local com um simples giro no smartphone ou arrastando a imagem com o cursor do mouse para quem navega via web. A princípio você tem um recorte inicial e ao navegar pela imagem novos detalhes vão sendo exibidos.

Imagens em 360º são produzidas por quase todos os tipos de smartphones atualmente. Geralmente a opção está disponível no menu da câmera, como destaquei na tela do meu aparelho reproduzida a seguir.


Essas imagens são compostas por um conjunto de várias cenas capturadas quando a câmera está no modo Panorama ou Photo Sphere. Normalmente a pessoa que faz a foto é orientada pelo aparelho a posicionar um círculo dentro do outro, girando a câmera até completar os 360 graus. Em seguida o smartphone processa a imagem mesclando todas as cenas em uma única imagem. O segredo é tentar manter uma linha de captura. Se for possível utilizar um tripé as emendas entre uma imagem e outra ficarão quase imperceptíveis.


Para postar no Facebook não há mistério e nem mágica. Uma foto 360 fica identificada na galeria do telefone com um símbolo de um globo como destacado na imagem a seguir. Ao escolher esse tipo de imagem para uma postagem, o Facebook automaticamente a reconhece como uma cena 360º. Ou seja, não tem função especial, basta escolher a imagem na galeria e postar, exatamente como se faz com uma fotografia tradicional.


Se a sua câmera não tem função para produzir uma imagem em 360º, a solução é baixar um app para ajudar você a capturar esse tipo de imagem. Para Android tem o Panorama360. Porém, tanto para Android como para iOS, há a câmera do aplicativo Google Street View que captura cenas em 360º e permite integração com outros apps Google como, por exemplo, o Maps.

Nos últimos meses tenho visto alguns usos muito criativos desse tipo de imagem. Viajantes que mostram cenas ao redor do mundo, participantes de eventos que nos mostram um panorama do que está acontecendo e até mesmo gente produzindo pequenas cenas cinematográficas de terror, surpreendendo quem navega pela imagem. Super divertido!

As oportunidades são inúmeras, é só sacar o celular e criar. Falei especificamente sobre fotos, mas também é possível capturar vídeos em 360 graus. E se você tomar gosto pela coisa, ainda é possível investir em câmeras especiais que capturam imagens 360º de diferentes formas. Mas isso já é assunto para um novo post.

A seguir, incorporei a publicação no Facebook da imagem que abre este post e mais algumas muito criativas para inspirar. Clique na imagem para abrir no Facebook e navegar na cena.



Até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas