Iniciativa homenageia o pesquisador Charles Bazerman com o lançamento de coletânea digital


O educador americano Charles Bazerman, professor do Departamento de Educação da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, é incentivador da pesquisa no Brasil há 10 anos.

Nesse intervalo de tempo já publicou livros, participou e organizou eventos e apoiou ativamente iniciativas de pesquisa e produção científica, tanto da graduação como da pós-graduação. O trabalho intenso fez com que Charles Bazerman se tornasse um dos nomes mais referenciados nas pesquisas sobre Gêneros Textuais no país.

Em comemoração à contribuição do pesquisador para as atividades de pesquisa no Brasil, as professoras Angela Paiva Dionísio (UFPE) e Larissa de Pinho Cavalcanti (UFPE) organizaram a coletânea digital intitulada Gêneros na linguística e na literatura: Charles Bazerman, 10 anos de incentivo à pesquisa no Brasil. O eBook foi lançado no último dia 1º de setembro no auditório do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, durante mais uma visita de Charles Bazerman ao Recife.


O livro digital apresenta textos em português das pesquisadoras americanas Carolyn Miller, Amy Devitt e Heather Bastian e do pesquisador francês François Rastier. Dividido em dois blocos temáticos, Linguística e Literatura, a obra também conta com as contribuições dos pesquisadores brasileiros Benedito Gomes Bezerra, Beth Marcuschi, Maria Clara Catanho Cavalcanti, Regina L. Péret Dell’Isola, Lourival Holanda, Darío Sánchez, André de Sena, Fabiane Burlamaque, Pedro Barth, Hélder Pinheiro e Maria Amélia Dalvi. As apresentações são de autoria dos professores Clecio Bunzen e Peron Rios, ambos da UFPE.

Gêneros na linguística e na literatura é uma promoção do Núcleo de Investigações sobre Gêneros Textuais (Nig/UFPE). Gratuito, o livro é lançado em edição conjunta da Editora Universitária e da Pipa Comunicação e está disponível para acesso nos links a seguir.



Imagens: Karla Vidal


Comentários

Postagens mais visitadas