5 belos filmes franceses


O que eu mais faço como atividade complementar para aprender francês é assistir a filmes. Quando era adolescente, e estudava inglês, eu ouvia músicas. Naquela época o acesso a filmes era mais complicado. Hoje, felizmente, o cenário mudou e é possível ter acesso a filmes em diferentes plataformas além do cinema, que continua inacessível para muita gente em minha humilde opinião, mas isso é assunto para outro post.

Separei o que eu chamo aqui de filmes "lindos" para indicar para quem quer aprender francês ou simplesmente quer conhecer melhor o cinema francês. São filmes simples, que abordam o ser humano, a amizade, a família. É por isso que são lindos! Sem mais delongas, vamos à seleção:



La tête en friche

Gérard Depardieu está excelente na pele de um homem durão, meio caipira, que vai aprendendo a se relacionar com a leitura através de uma bela amizade que desenvolve com uma senhora muito culta e muito simpática. O nível do francês é super simples e você ainda ouve a atriz Gisèle Casadesus narrando pausadamente trechos de grandes obras literárias em francês.



Le papillon 

Mais uma bela amizade que nasce entre jovem e idoso. Desta vez a jovem é bem petite. Elsa é uma menina aventureira, questionadora e danada. Ela consegue enrolar todo mundo e partir em expedição com Julien em busca a uma borboleta rara que aparece nas montanhas. O francês também é simples e você vai se divertir ouvindo a conjugação dos verbos com o "tu" por causa do diálogo entre um adulto e uma criança.



La délicatesse 

Esse eu sou suspeita para falar porque tem Audrey Tautou, que é a minha atriz favorita. É incrível como ela conseguiria fazer um filme inteiro sem abrir a boca, só com as expressões fantásticas que consegue fazer. O longa mostra uma história de amor daquelas que ninguém acredita que seja possível. O francês aqui já é mais complicado que as duas outras indicações, mas dá para entender muita coisa.



Intouchables 

Esse é indicado ao Oscar e já ganhou trocentos prêmios. Claro! É mais uma história de amizade das mais simples e mais verdadeiras. Philippe ficou tetraplégico e começa a descobrir que ainda pode sentir o mundo de diferentes formas. Quem o ajuda nessa descorberta é seu amigo Driss. Eu entendi muitas coisas do francês, mas nesse não deu para dispensar a legenda.



Tous les soleils

O cotidiano de uma família de imigrantes italianos que vivem na França nos mostra que a vida pode ser bem mais leve e divertida. O francês é simples e você ainda vai ouvir diálogos em italiano para incrementar seus conhecimentos.


Em breve, mais um top cinq!

Todas as imagens são peças promocionais dos filmes publicadas no portal IMDB.

Comentários

Postagens mais visitadas