Propagandas antigas de câmeras fotográficas

Anúncio da Kodak Ektramax 110 Camera Ad (1978)

Às vezes, ou melhor, por diversas vezes surgem questionamentos em minha cabeça. Quado eu era adolescente lembro de passar horas em bancas de revista ou livrarias tentando encontrar respostas para as minhas dúvidas. Algumas vezes eu conseguia, outras não. Hoje, graças aos avanços da tecnologia, posso pesquisar mais tranquila e confortavelmente sobre todas as dúvidas que tenho.

Digo todas porque ainda não aconteceu nenhuma situação em que pesquisei e não encontrei respostas. Na maioria das vezes encontro respostas que me levam a novas perguntas e outras novas respostas, e a jornada não termina. É assim que permaneço estudando todo o tempo. Claro que é preciso ter clareza sobre as fontes de pesquisa e, principalmente, apurar a informação.

Movida por algumas leituras sobre a história da moda e tendo acesso a algumas propagandas antigas (aquelas com uma estética estilo as ilustrações pin-up) fiquei pensando sobre como seriam as propagandas das câmeras fotográficas "de antigamente".

Com o objeto definido iniciei a pesquisa e encontrei um arquivo apaixonante na web. O Casual Camera Collector é o arquivo digital de Jim Eckberg. Filho de um fotógrafo, Jim conviveu com o mundo da fotografia durante toda a vida. Apaixonado pela arte, coleciona diversos materiais sobre o assunto, entre eles, anúncios e propagandas impressas de câmeras e outros equipamentos e suprimentos fotográficos.

O colecionador publicou em sua conta no Flickr muitas imagens do seu arquivo pessoal. O álbum Photography Ads traz 93 imagens exclusivas de anúncios e propagandas. "Ao pesquisar sobre câmeras vintage, muitas vezes encontramos boas informações nos anúncios do fabricante", afirma Jim Eckberg.

Selecionei para esta postagem alguns dos anúncios publicados. Clique nas imagens para ter acesso às referências e ampliar.

Pentax Auto 110 Ad - 1979Argus Argoflex E Ad - April 1945

Nikon EM Camera Ad - 1980Minolta Maxxum 7000 ad - 1985

Rollei Magic ad - 1961Pentax LX Ad


Comentários

Postagens mais visitadas