A História do vestido na França


Visitamos hoje a exposição História do Vestido na França: da Idade Média aos anos 50 que exibe, desde o último dia 16, reproduções de modelos de roupas, calçados, penteados e acessórios de diferentes épocas da História Francesa.

Treze figurinos estão expostos ao público no 2º piso do Paço Alfândega, no Bairro do Recife. A exposição é uma iniciativa diferente que possibilita uma leitura do comportamento e dos costumes da sociedade francesa através das roupas usadas nos períodos que vão da Idade Média aos anos 50.

A mostra é itinerante, já percorreu mais de 15 cidades e acontece sempre com o apoio da Aliança Francesa. No Recife os interessados ainda podem visitá-la até o dia 30 de abril.

Gostei da pesquisa das roupas, acessórios e até de alguns penteados, não todos. Acredito na relevância de iniciativas como essas que funcionam como complemento para os estudos da língua e da cultura francesas. Mas, acho que as bonecas, em si, deixaram um pouco a desejar. O modelo de boneca escolhido (brinquedo comercial) atrapalha um pouco a leitura da informação do traje.

Talvez o resultado fosse melhor com miniaturas de manequins para Moulage ou até mesmo miniaturas de manequins convencionais, sem face e consequentemente sem expressão ou maquiagem, que, na minha opinião, não estavam de acordo com a pesquisa e com a proposta.

A seguir, nosso registro fotográfico.


Comentários

Postagens mais visitadas