A tendência Bokeh

Você certamente já esbarrou virtualmente - ou mesmo presencialmente - com uma fotografia dramática que lhe fez enxergar um mundo de sonhos e fantasia.

Muitas fotografias causam esta sensação porque exploram o efeito Bokeh, muito utilizado em fotografia e design. Um bom exemplo do uso deste elemento gráfico para atribuir dramaticidade a uma cena pode ser observado em trabalhos de fotojornalismo aplicado à fotografias de casamento e estilo de vida.

Bokeh circular . Foto: http://www.daveandcharlotte.com

O termo Bokeh deriva do Japonês boke (ぼけ), equivalente no Inglês a blur (borrar). É um termo usado na Fotografia e diz respeito às áreas da imagem reproduzidas de forma distorcida ou fora de foco. Segundo a Wikipedia o termo Bokeh aparece em livros de fotografia desde o ano 2000.

Focar e desfocar elementos de cena é um recurso bastante utilizado por fotógrafos quando se quer destacar ou desviar a atenção para um determinado elemento. No "lugar comum" o procedimento seria desfocar determinadas regiões com o objetivo de direcionar o olhar apenas para a região em foco na cena fotografada.

A magia do processo está no fato de que a área desfocada também participa da transmissão da mensagem. Na verdade, o direcionamento do olhar é mesmo para a região em foco na cena. No entanto, a região desfocada , a princípio com menor importância na mensagem, através do efeito Bokeh adquire um novo status capaz de agregar ainda mais significados a cena como um todo.

Diferentes elementos e diferentes tipos de lente geram diferentes efeitos Bokeh na fotografia. Editores de imagem e filtros aplicados às lentes também produzem intervenções capazes de aplicar à fotografia múltiplas conotações como dramaticidade, surrealismo, atmosfera de sonhos, contos de fadas ou ambiente estelar.

O Bokeh é um desfoque “controlado”, criado pelo fotografo com diferentes aparatos e recursos de câmera. Talvez o Bokeh mais explorado entre fotógrafos e designers seja aquele que aproveita os pontos de luz da cena fotografada. Há uma ampla gama de possibilidades e formatos.

Veja abaixo alguns exemplos do uso do efeito Bokeh:

http://jenipho.deviantart.com/ 
http://www.flickr.com/photos/jaredfphotography/
http://lisalunatic.tumblr.com/post/2475289475
http://www.flickr.com/photos/rachywhoo
http://www.flickr.com/photos/rachywhoo
http://www.flickr.com/photos/tzusdee/

Comentários

Postagens mais visitadas