Novos olhares sobre o formato Gif

Foto: Jamie Beck -  http://fromme-toyou.tumblr.com

Gif (Graphics Interchange Format), que em uma tradução ao pé da letra seria formato de intercâmbio de gráficos, é um tipo de arquivo de imagem que surgiu em 1987 como alternativa para os formatos anteriores, pouco eficazes e de carregamento lento. Os Gifs ainda são bastante utilizados na web por causa do seu tamanho compacto, apesar de utilizar uma paleta limitada de cores (256 no máximo).

Outra característica particular do formato Gif  é a capacidade de armazenar múltiplas imagens em um único arquivo, o que permite a produção de animações simples. O procedimento é bastante similiar ao utilizado na produção de desenhos animados (quadro-a-quadro).

Todos os editores de imagem têm suporte para o fomato Gif e produzí-lo é algo relativamente fácil. Essa facilidade provocou uma proliferação de usos na Internet. Devido às suas vantagens (e também às devantagens) o formato Gif ainda continua sendo utilizado, mas teve que ceder espaço para formatos que geram imagens de maior qualidade gráfica. No imaginário comum, o Gif ficou marcado de forma preconceituosa por seu uso excessivo em animações infantis, propagandas digitais e até mesmo lixo eletrônico e sites de conteúdo adulto.

Exemplo de uso do Gif Animado como ilustração infantil.
Fonte: http://www.scrapsweb.com.br/orkut/7/animais.html

Os últimos anos ficaram marcados como o grande revival do formato Gif. Houve um investimento amplo em seu uso e belas imagens passaram a ser produzidas e difundidas na Internet, principlamente no Tumblr - plataforma para blogs queridinha de fotógrafos e amantes de arte e imagens em geral. O formato saiu então do fundo do "guarda-roupa" e assim como acontece com a moda, uma nova tendência veio à tona baseada na atribuição de novos usos e no reaproveitamento do formato Gif.


Exemplo de Gif Animado comumente postado no Tumblr.
Foto: http://s0fie.tumblr.com/post/2867653542

A fotógrafa e colecionadora americana Jamie Beck - autora do blog From Me To You - abriu um importante espaço na Internet para exibição de um projeto inovador que uniu a tecnologia dos Gifs animados à fotografia profissional. Jamie afirma que a tecnologia dos Gifs existe há muitos anos, mas nunca foi explorada de forma profissional. Em seu Tumblr, ela coloca diversos exemplos dos trabalhos que tem realizado, a maioria deles produzidos em Nova Iorque. Jamie, que também coleciona câmeras fotográficas e máquinas de escrever antigas, vem unindo sua experiência em fotografia profissional à tecnologia do formato Gif.

Confira abaixo um pouco do que foi produzido pela fotógrafa:










Série de Imagens:  Jamie Beck -  http://fromme-toyou.tumblr.com

Texto: Karla Vidal

Comentários

Postagens mais visitadas