Pesquisadores dos Estados Unidos e da França discutem gêneros textuais na UFPE



Integrando o calendário de atividades anuais de intercâmbio acadêmico internacional, na próxima semana, entre os dias 17 e 20, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco promove o Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura.


Na ocasião estarão presentes os pesquisadores Amy Devitt da University of Kansas (EUA), Carolyn Miller da North Carolina State University (EUA), Charles Bazerman da University of California, Santa Barbara (EUA) e Saulo Neiva da Université Blaise Pascal Clermont-Ferrand (França).

As palestras, com tradução simultânea, acontecem na sala Concris do Centro de Convenções da UFPE, a partir das 10h no turno da manhã, e a partir das 14h no turno da tarde. Os interessados podem se inscrever através do endereço eletrônico do programa: pgletras@ufpe.br.

PESQUISADORES INTERNACIONAIS

Amy Devitt - University of Kansas (EUA)
Professora do Departamento de Inglês da Universidade de Kansas (EUA) possui doutorado em Língua Inglesa e Literatutura (University of Michigan, 1982). É autora das obras Writing Genres (2004)
, Scenes of Writing: strategies for Composing with Genres (2003) e Standardizing Written English: diffusion in the case of Scotland 1520-1659 (2006). Em 2007 recebeu de sua universidade o prêmio The Mabel S. Fry Award for Teaching Excellence que reconhece os esforços dos professores que demonstram excelência no ensino e na orientação de estudantes de graduação.

Web: http://www.english.ku.edu/graduate/faculty/CV/devitt.pdf


Carolyn Miller - North Carolina State University (EUA)
É Professora Emérita de Retórica e Comunicação na Universidade da Carolina do Norte (EUA), onde leciona desde 1973. Nessa instituição, foi a diretora fundadora do Doutorado em Retórica, Comunicação e Mídia Digital (em 2005) e do Mestrado em Comunicação Técn
ica (1988). Já presidiu a Rhetoric Society of America e é atualmente editora da Rhetoric Society Quarterly. Seus interesses de pesquisa estão voltados para retórica digital, teoria retórica, retórica da ciência e tecnologia, escrita técnica e profissional. Seus trabalhos têm sido publicados em renomadas revistas científicas internacionais, tais como Argumentation, College English, Journal of Business and Technical Communication, Quarterly Journal of Speech, Rhetorica, Rhetoric Society Quarterly, entre outras. Em 2007, foi Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, onde ministrou o curso "Where Do Genres Come From".

Web: http://www4.ncsu.edu/~crmiller/

Charles Bazerman - University of California, Santa Barbara (EUA)
Doutor em literatura inglesa e americana pela Universidade de Brandeis, Bazerman ajudou a fortalecer a linguística como campo de pesquisa e se tornou um dos maiores especialistas no assunto. Seu
trabalho como pesquisador resultaram em 18 livros, três deles editados em português. Ao longo dos anos, investigou, em especial, a história da escrita científica e maneiras de utilizá-la em projetos tecnológicos. Sua carreira de educador começou em 1971, no Union College, em Nova Jersey. Depois de passar pelo Baruch College, Instituto de Tecnologia da Georgia, Universidade de Louisville e Universidade de Cornell, assumiu como professor do Departamento de Educação da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, onde trabalha atualmente.

Web: http://education.ucsb.edu/bazerman/

Saulo Neiva - Université Blaise Pascal Clermont-Ferrand (França)
Natural do Recife é doutor e livre-docente pela Université de Paris 3-Sorbonne Nouvelle. Atualmente ensina na Université Blaise Pascal (Clermont II), onde também dirige a equipe de pesquisa Sociopoétique: écriture des interactions sociales (junto ao Centre de Recherches sur les Littératures et la Sociopoétique, CÉUS). Escreveu ou dirigiu diferentes obras, dentre as quais: Au nom du loisir et de l'amitié. Rhétorique et morale dans l'épitre en vers en langue portugaise au XVIe siècle (Paris, 1999), La France et le monde luso-brésilien: échanges et représentations (XVIe-XVIIIe siècles) (Clermont, 2005), Déclin & confins de l'épopée au XIXe siècle (Tüblngen, 2008), Désirs & débris d'épopée au XXe siècle (Berna, 2008).

Web: http://www.lettres.univ-bpclermont.fr/spip.php?article270

PROGRAMAÇÃO

Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura
Segunda- Feira, 17 de agosto de 2009
Sala Concris, Centro de Convenções - UFPE

Segunda- Feira – 17 de agosto de 2009

“Integrating Rhetorical and Literary Theories of Genre”
Amy Devitt (USA)

“Current issues and challenges in genre studies”
Carolyn Miller (USA)
Amy Devitt (USA)

Terça- Feira – 18 de agosto de 2009

“Teaching New Genres through Genre Awareness”
Amy Devitt (USA)

“Genre as a vernacular and as a multi-disciplinary construct: Or, maybe sometimes genre is not social action.”
Carolyn Miller (USA)

Quarta- Feira – 19 de agosto de 2009

“A literatura épica no século XX”
Saulo Neiva (França)

“Entre a Prosa de Ficção e o Panfleto: H. G. Wells no limiar do século 20”
Antony Bezerra (Brasil)

Quinta- Feira – 20 de agosto de 2009

“Scientific Knowledge, Public Knowledge, and Public Policy: Genred formation and disruption of knowledge for acting about global warming”
Charles Bazerman (USA)

Debate
“History and Development of North American Genre Studies”
Charles Bazerman (USA)
Carolyn Miller (USA)

Mais Informações:
www.ufpe.br/pgletras
pgletras@ufpe.br
81 2626.8767

Comentários

Postagens mais visitadas